Sindiposto | Notícias

Há cerca de um mês, tivemos um dos momentos mais significativos do setor de combustíveis, com as operações da Receita Federal, Polícia Federal, ANP, entre outros órgãos, que unidos, que colocaram à mostra todo esquema do crime organizado.

De lá para cá, acompanhamos os desdobramentos da Operação Carbono, com a operação Square e também a interdição da Refinaria de Manguinhos.

Ibama fará um novo simulado para confirmar as mudanças feitas pela Petrobras no atendimento à fauna em caso de vazamento de petróleo na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, segundo parecer do órgão. A operação, porém, não afetará o processo de licenciamento para a estatal explorar a região, explica o Ibama no documento, depois que a Avaliação Pré-Operacional (APO) foi aprovada na semana passada. A expectativa de pessoas próximas ao assunto é de que a licença deva sair nos próximos dez dias.

A sonda que fará a exploração, a ODN II, já está posicionada, segundo apurou o Estadão/Broadcast, mas nem sempre o primeiro poço traz o resultado esperado, diz uma pessoa a par do assunto que pediu anonimato. No caso da bacia de Campos, por exemplo, que garantiu a maior parte da produção da estatal desde a década de 1970 até recentemente emdash; hoje responde por apenas 20% do total produzido no País emdash;, a descoberta de petróleo significativo ocorreu apenas na perfuração do nono poço. Na bacia da Foz do Amazonas, devem ser perfurados pelo menos oito poços.

eldquo;Um novo exercício de fauna deverá ser executado, sem prejuízo da continuidade do processo de licenciamento em cursoerdquo;, explica o Ibama em parecer obtido pelo Estadão/Broadcast. eldquo;No decorrer do transbordo noturno de fauna ocorreram três incidentes: atropelamento de petrecho de pesca, encalhe em banco de areia e abalroamento de embarcações que participavam da atividade. Cabe uma reconsideração na forma como foi conduzida a avaliação de risco, conjecturando também aspectos de segurança da equipe envolvidaerdquo;, diz o documento.

Receita fácil de pipoca caramelizada deliciosa

Durante o simulado houve, por exemplo, um dano real em uma das embarcações utilizadas (Mineral III) com uma rede de pesca do barco Bambam, que será ressarcido em R$ 12 mil. eldquo;O procedimento de identificação do pescador responsável pela embarcação e petrecho perdido foi considerado apropriado e célereerdquo;, de acordo com o parecer do Ibama sobre a atuação da Petrobras no incidente.

Expectativas

A proximidade de uma possível liberação para o início da exploração do primeiro poço pela estatal na região, o FZA-M-59, tem empolgado os defensores da busca por petróleo no Norte do País.

A exploração da nova fronteira é necessária para que a Petrobras aumente suas reservas da commodity e garanta a manutenção do nível de produção após o declínio do pré-sal, previsto para a próxima década. Por outro lado, o avanço na região provoca a reação de opositores à atividade petrolífera no local, considerado zona sensível pela biodiversidade.

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Como atuava quadrilha presa na Operação Haras do Crime por furtar petróleo da Transpetro

Sete pessoas foram presas na operação Haras do Crime, que o governo do Estado do Rio de Janeiro e [...]

article

Gasolina da Petrobras está 9% acima da importada

A gasolina da Petrobras está entre 8% e 9% mais cara que o produto importado, segundo contas de e [...]

article

Etanol/EUA: Câmara retira E15 de projeto orçamentário e frustra setor

Após semanas de negociações, o projeto de financiamento do governo federal que deve avançar na Câ [...]

Como posso te ajudar?