Sindiposto | Notícias

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, entre os dias 15 e 19 de setembro, em todo o país, a Operação Especial `Abastecimento Seguro´, com apoio de seus órgãos delegados, superintendências estaduais e forças policiais locais. Ao todo, 17.987 produtos e instrumentos foram verificados.

A operação teve como objetivo assegurar a conformidade das bombas medidoras e a segurança dos produtos e instrumentos utilizados no abastecimento de combustíveis e no setor automotivo.

Principais resultados

Foram fiscalizadas 2.398 bombas medidoras de combustíveis em postos de todo o país, das quais 503 apresentaram irregularidades, o que corresponde a um índice nacional de 20,98%. O Nordeste registrou o maior percentual de irregularidades (34,47%), seguido pela região Sul (27,25%). Esses problemas impactam diretamente o consumidor no momento do abastecimento.

Nos sistemas de medição de GNV, foram fiscalizados 120 instrumentos. As regiões Nordeste e Sudeste apresentaram um índice de 6,84% de irregularidades.

Ao todo, foram verificados 1.021 extintores de incêndio. Entre os 457 novos, todos estavam em conformidade. Já entre os 564 que passaram por manutenção, apenas dez estavam irregulares

No caso do ARLA 32, agente redutor de poluentes veiculares, foram analisadas 8.706 amostras, com apenas 0,08 % de não conformidade, índice considerado baixo.

Já os produtos automotivos e de segurança veicular emdash; como amortecedores, pistões, baterias, lâmpadas, terminais de direção, lonas e pastilhas de freio emdash; apresentaram 100% de conformidade com os requisitos regulamentares.

As bombas medidoras de combustíveis concentraram o maior número de notificações. Em contrapartida, itens de segurança veicular e de combate a incêndio registraram elevados índices de conformidade.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou a relevância da ação:

A Operação Abastecimento Seguro evidencia a importância do trabalho do Inmetro. Diversos produtos e instrumentos foram verificados com foco na proteção do consumidor e na segurança da sociedade. O Inmetro seguirá atuando para assegurar a conformidade dos produtos por meio de fiscalizaçõeserdquo;.

Como denunciar

Ao suspeitar de possíveis irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo site ou por meio do telefone 0800 285 1818 (ligação gratuita de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Em caso de acidentes ou incidentes de consumo, é necessário registrar a ocorrência no Sinmac endash; Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo.

Fonte/Veículo: Inmetro

Leia também:

article

Petróleo sobe enquanto EUA e China tentam reduzir tensões comerciais

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira, após a garantia de que o presidente d [...]

article

Opep reafirma previsões para avanço da demanda global por petróleo em 2025

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) reafirmou sua previsão para o cresciment [...]

article

Abicom diz que Petrobras poderia reduzir gasolina e elevar diesel

A queda do preço do petróleo por conta do cessar-fogo em Gaza, na última sexta-feira (10), voltou [...]

Como posso te ajudar?