Pelas regras, o prazo para todas as capitais estarem com a rede implantada acabava originalmente em julho, mas foi sendo postergada por conta de problemas logísticos envolvendo o lockdown na China e a guerra na Ucrânia. Pelo cronograma atual, todas as capitais deveriam estar com as redes implantadas até o fim de outubro e ligadas até o fim de novembro.
Nas capitais da região Norte do país, a exigência mínima é que as três teles (Vivo, Claro e TIM) instalem 195 antenas 5G standalone até o fim de novembro, lembrou Moises.
Segundo dados da Anatel, até o momento as três teles já ativaram em todas as capitais 5.275 estações 5G puro, o que representa cerca de 5% das 93 mil antenas de todas as tecnologias já instaladas no Brasil.
-- A exigência mínima era de 2.528 estações para as capitais, mas estamos bem acima disso. O 5G está disponível para 24% da população, com potencial de atender a 50 milhões de habitantes - disse Vinícius Karam, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel.