Sindiposto | Notícias

O Ministério da Fazenda deve concluir neste mês a definição das alíquotas do Imposto Seletivo, o chamado e#39;imposto do pecadoe#39;, que irá incidir sobre produtos e serviços com impacto na saúde e no meio ambiente.

De acordo com Bernard Appy, secretário Extraordinário da Reforma Tributária, a finalização da simulação das alíquotas esbarrou na greve de servidores da Receita Federal, mas está perto de ser concluída.

"O que estamos fazendo é preparando [a parte técnica] para a decisão política em torno das alíquotas. O trabalho é de montagem de simuladores de várias alíquotas, mostrando a carga atual e várias opções, para que haja uma decisão política", disse.

Segundo Appy, depois dos cálculos o Ministério da Fazenda decidirá os rumos do projeto. "O trabalho técnico está bem avançado. A greve da Receita atrapalhou um pouco, mas está praticamente pronto. A partir daí, é uma decisão política sobre quais vão ser as alíquotas e quando será encaminhado o projeto", afirmou o secretário após participar de audiência pública sobre a reforma no Senado.

Entre os produtos alcançados pelo seletivo estão fumo, bebidas alcoólicas e açucaradas, bets, veículos, petróleo e minério de ferro.

A conclusão da parte técnica dará respaldo para o ministro Fernando Haddad articular com a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto a melhor estratégia para levar o projeto ao Congresso Nacional. "A partir daí, o timing de encaminhamento cabe ao ministro, à Casa Civil e ao presidente [Lula]."

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

Receita prevê R$ 1 bi com operação

A Receita Federal iniciou ontem nova etapa da Operação Inflamável, com foco no combate a irregula [...]

article

Petróleo fecha em queda com projeções de Opep e AIE

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira (11), em ajuste após três s [...]

article

Mercado mundial de petróleo terá maior oferta e excedente após aumento da Opep+, diz IEA

A oferta mundial de petróleo aumentará mais rapidamente do que o esperado este ano, à medida que [...]

Como posso te ajudar?