Sindiposto | Notícias

Quando não é o primeiro item na lista de custos de produção no agronegócio, o diesel sempre aparece entre os principais por seu papel estratégico: mais que um custo, é um insumo que influencia diretamente a viabilidade e a rentabilidade do empreendimento. Economizar na compra de algo que afeta todos os elos da cadeia, da produção à entrega ao consumidor final, é um desafio fundamental para qualquer operação no agro.

Como fazer aquisições mais competitivas desse insumo vital é o tema da próxima live da série Conexão SCA Brasil. Como destaca o head de suprimentos da SCA Brasil Aliança, Diego Lopes, eldquo;é possível conduzir as compras de diesel com vantagem e segurança, reduzindo o impacto nas contas dos grandes consumidores, desde que todas as variáveis desse cenário tão volátil sejam contempladas e bem monitoradas, além de garantir a confiabilidade do abastecimento das operaçõeserdquo;.

Para trazer um exemplo prático à live eldquo;Compras de diesel com inteligência e economiaerdquo;, Diego Lopes vai receber o convidado especial Danilo Briza Costa, gerente de suprimentos da Tietê Agroindustrial, grande comprador de diesel e cliente da SCA Brasil Aliança para compras corporativas em grupo desde sua criação em 2016.

Insumo estratégico

O Brasil importa cerca de 30% dos 70 bilhões de litros do diesel que utiliza anualmente. Em 2024, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o montante importado custou mais de US$ 8,3 bilhões, o segundo maior volume de importação do país, atrás apenas do petróleo. Mesmo com a prioridade para a descarbonização, a EPE revela que o crescimento do consumo de diesel na próxima década será de 2% ao ano. Isso impõe ainda mais desafios para o segmento de compras corporativas em grupo, que busca aquisições estratégicas e competitivas.

Oscilações de preços causadas por turbulências geopolíticas, a dependência de fornecedores externos e variáveis como taxa de câmbio, mistura de biodiesel e políticas de preços da Petrobras, dentre outros fatores, são riscos que exigem uma boa estratégia para comprar diesel. eldquo;Para se ter uma ideia da complexidade que vivemos, os maiores fornecedores de diesel do Brasil são Rússia e Estados Unidos, ou seja, ambos no epicentro de conflitos geopolíticos e controvérsias tarifáriaserdquo;, completa Lopes.

(SCA Brasil)

Fonte/Veículo: Notícias Agrícolas

Leia também:

article

Petróleo recua após três altas seguidas em meio a decisão do Fed e sanções à Rússia

O petróleo fechou em queda nesta quarta-feira, 17, devolvendo parte dos ganhos após três sessões [...]

article

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), o [...]

article

O que o 'boom' do etanol de milho representa para o biocombustível da cana?

O crescimento da produção de etanol no Brasil está cada vez mais atrelado ao milho, contrariando [...]

Como posso te ajudar?