Petrobras acelera encomendas em refino ao maior nível desde Lava Jato
Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras f [...]
O cenário semanal para o etanol hidratado está embaralhado, mas parece que há uma tentativa da cadeia produtiva em encontrar um piso e estancar as quedas.
No acumulado do dia 5 a 9, as usinas conseguiram segurar um pouco mais a liquidação dos preços (menos 3,71%) sobre as duas semanas anteriores, e as distribuidoras estão conseguindo vender mais caro diariamente para os postos, inclusive em mais 1,72% de variação na terça, também segundo o Cepea.
A paridade entre o biocombustível e seu concorrente, a gasolina, estava em cerca de 69%, quando o ponto ideal é 70%, e Paulo Strini, da comercializadora Triex, acredita que o maior empurrão do consumo viria com os 65%.
Mas, com esse quadro visto até aqui, os 5% de queda do hidratado na bomba, registrado pela ANP na semana anterior, pode não se repetir e manter a competividade do renovável ainda abaixo da percepção do consumidor, que sentiu mais diretamente 11 semanas de redução da gasolina.
eldquo;Está estranho mesmoerdquo;, diz outro trader, Martinho Ono, da SCA Trading.
Pesando as possibilidades sobre a tentativa de o setor buscar um piso, como comenta o executivo do Grupo Triex, concorrem desde vendas melhores do que se imagina à tendência de a oferta de hidratado encurtar mais nas usinas. O último levantamento da Unica mostrou maior produção de açúcar e, proporcionalmente, de etanol anidro.
Também se joga com a absorção já completa do ICMS reduzido para a gasolina (18%), bem como pouco espaço para o petróleo se mover abaixo da média dos US$ 94 a US$ 96 que vem perseguindo, sem dar margem para a Petrobras (PETR4) promover nova rodada de descontos do derivado na refinaria após quase três seguidas.
Na semana passada, por exemplo, a ANP anunciou a 11ª queda seguida do combustível (2,5%), mas já menor que a do etanol hidratado.
Paulo Strini ainda comenta que há o câmbio a sopesar nessa balança.
Fonte/Veículo: Money Times
Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras f [...]
A Justiça Federal suspendeu a prática da chamada "bomba branca", que permite que postos de combus [...]
Uma operação inédita, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão ( [...]