Combustível: governo anuncia o futuro mas se esquece do presente
É quase inacreditável, mas é verdade: o governo federal cortou as verbas da Agência Nacional de P [...]
A produção de açúcar do centro-sul do Brasil avançou 5,77% na 2ª quinzena de agosto na comparação anual, com 3,13 milhões de toneladas, segundo relatório quinzenal da União da Indústria de Cana-de-Açúcar divulgado nesta terça-feira.
A moagem de cana na principal região produtora de cana do país cresceu 1,79% na segunda quinzena do mês, para 44,02 milhões de toneladas, com destaque para São Paulo, com aumento de 2,61%, enquanto o setor tem ampliado a quantidade de cana para a produção de açúcar, mais rentável.
A proporção de cana para açúcar somou 48,45% versus 46,47% no mesmo período do ano passado. Como resultado, houve menos cana para a produção de etanol, cuja produção caiu 1,23%, para 2,25 bilhões de litros.
Houve um recuo um pouco maior na fabricação do etanol hidratado (-1,52%), a 1,30 bilhão de litros. A produção do anidro (adicionado à gasolina pura na proporção de 27%) caiu 0,83%, registrando 947,29 milhões de litros.
A despeito disso, as vendas de etanol por usinas do Brasil cresceram 7,5% em agosto ante igual mês de 2021, atingindo 2,69 bilhões de litros vendidos.
O resultado foi impulsionado pelo anidro, cuja comercialização doméstica cresceu 20,50% no período, a 1,08 bilhão de litros, na esteira das reduções dos preços na gasolina pela Petrobras.
eldquo;As saídas fortes no mês de agosto se concretizam graças a uma maior demanda do etanol utilizado como aditivo na gasolinaerdquo;, comentou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, no relatório.
As vendas do etanol hidratado, por outro lado, caminharam em sentido oposto, com queda de 6,22% em agosto na comparação anual, a 1,38 bilhão de litros.
Ao contrário do que foi observado na primeira quinzena, o clima mais seco possibilitou o avanço da colheita que, somada à maior produtividade agrícola, aumentou a matéria-prima processada no período, destacou Padua.
No acumulado da safra, a moagem registra um recuo de 6,9%, para 366,3 milhões de toneladas.
Fonte/Veículo: IstoÉ Dinheiro
É quase inacreditável, mas é verdade: o governo federal cortou as verbas da Agência Nacional de P [...]
A Ipiranga, distribuidora de combustíveis do grupo Ultra, está relançando os postos Texaco no Bra [...]
No maior volume de um mês em dez anos, outubro teve 264,9 mil veículos vendidos no País, um cresc [...]