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Faz mais de um ano que a Volkswagen anunciou que apostará no etanol como combustível para acelerar a eletrificação da marca no Brasil. Pois a montadora acaba de lançar uma calculadora digital que permite ver qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer. No aplicativo é possível ver a quantidade de emissões de poluentes dos veículos da marca com gasolina e etanol, bem como o custo por quilômetro rodado com cada um deles. A conta deixa evidente a vantagem do etanol sobretudo nas emissões de gases, que chegam a ser praticamente três vezes menores que com gasolina. Batizado de Programa Abasteça Consciente, a ferramenta utiliza a metodologia do "poço-à-roda", que determina o processo como um todo. Ou seja, engloba desde o cultivo até a ação de combustão nos motores dos carros. De acordo com a montadora alemã, a escolha do etanol pode reduzir a emissão de carbono em 90%, quando comparado com a gasolina. A iniciativa, inclusive, é parte da meta de neutralizar emissões de CO2 até 2050, através da estratégia Way To Zero.

"O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis. Isso tanto para veículos a combustão convencionais, por meio do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, quanto para os carros flex, híbridos e elétricos, sejam via reformadores (Fuel Cell) ou extensores de autonomia (BEV Rex)", resume Pablo Di Si, presidente executivo da VW América Latina.

Elétrico a etanol

Em outras palavras, o executivo coloca o etanol como solução prática para modelos atuais, com motor flexível, e também híbridos e elétricos. Neste caso, algo como o que faz a Nissan. A japonesa desenvolve a tecnologia SOFC, com célula de combustível a base de etanol, que gera hidrogênio e eletricidade para alimentar o motor elétrico de tração. E o sistema e-Power, que estreia no Brasil em 2023. Aqui, o veículo usa um pequeno motor a combustão que funciona como gerador para alimentar o conjunto elétrico de tração. Ou seja, um carro elétrico a etanol.

Incentivo

Para o lançamento do programa, a VW firmou parceria com cinco empresas. Entre elas está a Bosch. A empresa vai desenvolver uma tecnologia que vai monitorar a quantidade de CO2 que deixará de ser emitido com a utilização de etanol. Assim, o condutor terá conhecimento do impacto positivo.

Além dela, a Volkswagen também fechou acordo com a Raízen, licenciada pela Shell, que vai permitir o pagamento digital em postos de gasolina. Também vale mencionar a Localiza, que pretende incentivar o uso de etanol nas frotas. No mais, a marca vem estudando um novo programa de descontos em produtos e serviços, que será divulgado em breve. Neste, o cliente poderá trocar pontos por manutenções e revisões, por exemplo.

Rumo a eletrificação

Em março deste ano, a Volkswagen e a Bosch assinaram um acordo no Brasil para criarem novas tecnologias para carros híbridos e elétricos. De acordo com o documento, as alemãs vão desenvolver sistemas para futuros carros híbridos flex nacionais da VW. Por isso, fala em carros eletrificados que utilizam biocombustíveis como o etanol.

Vale dizer que, até o momento, apenas a Toyota produz carros híbridos no País, com a dupla Corolla sedã e Corolla Cross. Ambos utilizam sistema híbrido completo que combina motor a combustão e elétrico, câmbio CVT e bateria. Enquanto isso, a VW dará o primeiro passo com o novo Polo 2023. Assim, o hatch será o primeiro modelo da marca alemã a ter um híbrido leve flex de 48V. Ou seja, o sistema vai equipar os carros nacionais da Volkswagen.

Segundo as informações, a frota da VW é composta de 96% por carros flex fuel - tecnologia que estreou em 2003 com o Gol. Mas, de acordo com as pesquisas da montadora, o interesse do público em utilizar combustíveis de forma mais consciente cresceu. E isso foi comprovado através das simulações da calculadora Abasteça Consciente que, em um ano, chegou na marca de um milhão.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

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