Sindiposto | Notícias

Ontem (28), as autoridades participantes da cerimônia de abertura do XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Centro-Oeste (Ercom 2025), comemoraram a maior operação contra o crime organizado da história do país.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, disse estar satisfeita com a operação, mas é ainda uma "pontinha" do que o Brasil precisa se transformar e multiplicar em relação à questão penal. "O nosso país tem muito a melhorar na legislação penal. Por que os carteis estão vindo para o Brasil? É a sensação de impunidade. Como o crime organizado toma conta de segmentos tão importantes como esse, de homens e mulheres honrados que pagam seus impostos?", disse.

O anfitrião do evento, Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis - DF, destacou a luta contínua do setor contra o crime organizado no país. Cerca de R$ 30 bilhões foram encontrados em fundos de investimentos controlados pelo crime, fruto de ações ilícitas. "Será que posto dá tanto lucro? Não, são as fraudes, principalmente as tributárias. Hoje, eu vi a fala do Ministro da Justiça alegar que o crime organizado entrou para o setor da legalidade. Isso porque o setor de combustível é um setor legal, porém eles (crime organizado) com as práticas anticompetitivas, geraram distorções no setor", disse.

"Hoje é um divisor de águas para o nosso segmento, sendo o pontapé inicial. E nós, como empresários, não podemos aceitar que esse movimento cesse. Precisamos lutar para manter o setor de combustíveis leal e justo para todos", disse James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis.

Júlio Cesar Nishida, superintendente de Fiscalização do Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também celebrou a operação e destacou a participação da agência reguladora. "Hoje é um dia histórico. A ANP colaborou com as ferramentas de inteligência, que culminou na Operação Carbono Oculto, a maior operação ocorrida no país", disse.

A Ercom 2025 se encerra hoje (29), com ampla programação de conteúdo e feira de exposições.

Fonte/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis

Leia também:

article

Nota da Federação Brasilcom - Operação contra o crime organizado

A BRASILCOM, em seu papel de defensora da manutenção de um ambiente concorrencial competitivo, sa [...]

article

Nota da Federação Brasilcom - Operação contra o crime organizado

A BRASILCOM, em seu papel de defensora da manutenção de um ambiente concorrencial competitivo, sa [...]

article

Posicionamento Fecombustíveis - Operação de combate ao crime organizado

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) declara apoi [...]

Como posso te ajudar?