Sindiposto | Notícias

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou na tarde desta quarta-feira, 20, um pedido da Petrobras envolvendo a política de preços praticada pela companhia. Em prévio acórdão, a Corte de Contas havia determinado que houvesse a criação de uma norma interna para detalhar os procedimentos para a execução da estratégia comercial de diesel e gasolina.

Em pedido de reexame, a Petrobras solicitou que a determinação fosse convertida em recomendação. Ou seja, que fosse retirado o caráter obrigatório para a criação dessa norma.

A Petrobras alegou que a medida deveria ser uma recomendação por entender que não há irregularidades a serem sanadas. Ainda de acordo com o argumento, a decisão representaria eldquo;interferência indevidaerdquo; na gestão da companhia e eldquo;risco à imagem institucionalerdquo;.

O relator do pedido de reexame, ministro Bruno Dantas, ao explicar seu voto negando o pedido da companhia lembrou que a auditoria do Tribunal identificou eldquo;uma severa lacunaerdquo; de governança eldquo;entre a diretriz estratégica de alto nível, aprovada pela diretoria executiva, e sua efetiva aplicação operacionalerdquo;.

Ele apontou que, na prática, não existem regras formais sobre a dinâmica do processo decisório, o que acarretaria uma eldquo;juízo críticoerdquo; sobre o aumento e a intensidade dos reajustes de preços de combustíveis. O resultado seria uma fragilização do controle e a rastreabilidade das decisões, conforme os argumento apresentados pelo ministro e ex-presidente da Corte.

eldquo;A origem desta lacuna reside em uma grave falha metodológica da própria Petrobras, que classificou o processo de precificação como não crítico. Essa classificação subestimou uma das principais atividades da companhia. O que seria crítico na Petrobras?erdquo;, perguntou o ministro.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

Leia também:

article

Parecer da Refit diz que produtos apreendidos na operação Cadeia de Carbono eram óleo bruto

Um parecer técnico elaborado a pedido da Refit (Refinaria de Manguinhos) concluiu que o produto t [...]

article

Governo planeja admitir concessões em etanol e minerais críticos em negociação com os EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçou um mapa do que é possível sinalizar [...]

article

Operação na Bahia mira elo do PCC com adulteração de combustíveis em esquema de R$ 6 bilhões

A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta quinta-feira uma operação contra um esquema de adulteraç [...]

Como posso te ajudar?