Autoridades comemoram megaoperação contra o crime organizado no Ercom 2025
Ontem (28), as autoridades participantes da cerimônia de abertura do XII Enc [...]
As ações da Petrobras recuam 0,17% (PETR3) e 0,22% (PETR4) nesta manhã. O Ibovespa, no mesmo momento, avançava 0,72%, aos 133.951 pontos. A estatal reage a declarações de sua presidente, Magda Chambriard, entrevista ao O Globo nesta terça-feira.
Sobre a empresa, a presidente da estatal disse que eldquo;está próximoerdquo; um consenso entre a empresa e o Ibama sobre a exploração na Foz do Amazonas. A próxima reunião entre a petroleira e o instituto do meio ambiente está marcada para o próximo dia 12.
Desdobramentos da venda da Braskem
Sobre a venda da Braskem (BRKM5), Magda lembrou que a Petrobras tem quase metade da Braskem, em ações com direito a voto e, por ser uma ator relevante no negócio, pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para participar das negociações entre a petroquímica e o empresário Nelson Tanure.
eldquo;Queremos saber, primeiro, quem é o sócio. Segundo, quais são as intenções. Já que a gente vai casar, queremos saber quem é o noivo. E terceiro, o que significa para o nosso negócio. Não temos intenção de comprar a Braskem, estatizá-la e transformá-la em uma parte da Petrobraserdquo;, disse, acrescentando que a Petrobras não concorda com a completa independência da Braskem.
eldquo;Precisamos exercer mais poder na Braskem. Queremos exacerbar as sinergias entre Petrobras e Braskem. Não é útil para a gente uma Braskem independente demais porque a gente perde essa sinergia. E perdendo sinergia, você deixa dinheiro sobre a mesa.erdquo;
Magda avalia pressão sobre preço dos combustíveis
Sobre as pressões do governo pelo controle de preço dos combustíveis, a executiva disse que eldquo;quem controla preço é o Cadeerdquo;. eldquo;Ele é que tem que ver se a concorrência está funcionando. O Estado foi perdendo a capacidade de controlar o preço na ponta, no momento em que decidiu tirar a BR da Petrobraserdquo;.
A executiva disse ainda que eldquo;incomodaerdquo;, ver a marca associada a preços de combustíveis elevados, numa crítica à venda da BR Distribuidora para a Vibra endash; operação concluída em 2021. eldquo;Já solicitamos, inclusive a remoção da marcaerdquo;. Ela descartou a volta da Petrobras à distribuição de combustível, por ora, lembrando o acordo de não competição, até 2029, quando da venda da BR.
Tarifas dos EUA são uma ameaça à Petrobras?
Magda Chambriard disse que não haveria problema para a empresa, caso o petróleo brasileiro entrasse na lista do tarifaço do presidente Donald Trump endash; as vendas de óleo cru e gasolina para os EUA hoje gira em torno dos 10%.
eldquo;A gente não tem problema para reposicionar essa exportação. Temos a Ásia, com Índia e China demandando cada vez mais de nós. Há países que nos dizem elsquo;tudo que você quiser vender para mim eu comproersquo;. Em termos de gasolina e óleo cru, não tenho preocupação. Seria extremamente fácil.erdquo;
Já quando ao etanol, taxado pelos Estados Unidos, a Magda acredita que talvez possa até ajudar a acelerar os planos da Petrobras (PETR3; PETR4) no uso do combustível para o desenvolvimento do combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).
Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo (E-Investidor)
Ontem (28), as autoridades participantes da cerimônia de abertura do XII Enc [...]
A BRASILCOM, em seu papel de defensora da manutenção de um ambiente concorrencial competitivo, sa [...]
A BRASILCOM, em seu papel de defensora da manutenção de um ambiente concorrencial competitivo, sa [...]