Anfavea comemora alta da produção e questiona custo do crédito
O primeiro bimestre terminou com bons resultados para o setor automotivo. Foram produzidos 392,9 [...]
Os contratos futuros do petróleo fecharam a sessão desta quarta-feira (27) em alta, impulsionados pela redução de fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa e pelo dólar mais fraco no exterior --- que recuou após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que aumentou os juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual.
O contrato do petróleo Brent, a referência global da commodity, para outubro fechou a sessão com valorização de 2,2%, a US$ 101,67 por barril, enquanto o do WTI americano para o mesmo mês avançou 2,4%, a US$ 97,26 por barril.
O índice DXY, que normalmente tem correlação negativa com os preços da commodity, operava em queda de 0,57% por volta do fechamento do petróleo, a 106,570 pontos.
Os estoques americanos de petróleo caíram 4,52 milhões de barris na semana encerrada no dia 22 de julho, para 422,08 milhões de unidades, de acordo com dados divulgados hoje pelo Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês). A queda superou com folga a expectativa dos analistas consultados pelo "Wall Street Journal", de queda de 700 mil barris no período.
Os estoques de gasolina, por sua vez, recuaram 3,30 milhões de barris, com a queda também superando com folga a expectativa, que era de um recuo de 100 mil unidades. Os estoques de gasolina dos EUA totalizaram 225,13 milhões de barris na semana passada.
Os temores sobre o fornecimento de energia à Europa também prejudicam a confiança dos investidores. Ontem, a UE anunciou um acordo para reduzir voluntariamente a demanda por gás natural em 15% entre agosto deste ano a março de 2023, na comparação com o consumo dos últimos cinco anos. A decisão segue na esteira do anúncio feito pela estatal russa Gazprom, de que reduzirá o fornecimento de gás para a Europa, por meio do gasoduto Nord Stream 1, a 20% da produção máxima --- dos 40% atuais ---, citando a manutenção de uma turbina como motivo para a redução. Segundo a companhia, a mudança no fornecimento aconteceu já nesta quarta.
Fonte/Veículo: Valor Econômico
O primeiro bimestre terminou com bons resultados para o setor automotivo. Foram produzidos 392,9 [...]
A nova alíquota do ICMS sobre os combustíveis, que entrou em vigor em fevereiro, resultou em comp [...]
O Projeto de Lei 4358/24 cria o Cadastro Nacional de Preços de Combustíveis endash; um sistema ob [...]