Sindiposto | Notícias

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quinta-feira, um acordo com a Petrobras que prevê 855,06 milhões de reais em investimentos abrangendo blocos e campos de operação que descumpriram a cláusula de conteúdo local de contratos de exploração e produção de petróleo extintos ou com fases encerradas.

O acordo é o primeiro desde a regulamentação do procedimento pela agência, que entrou em vigor em agosto do ano passado.

Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aprovado, a petroleira terá que investir em bens e serviços da indústria nacional, ?com conteúdo local certificado, de modo que o valor total dos investimentos ?supera os valores das multas que seriam aplicadas, disse a ANP em nota.

No Brasil, os contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural têm cláusulas que estipulam um percentual mínimo de contratações de bens e serviços a serem realizadas no país. Quando há descumprimento, a agência reguladora aplica as multas.

A celebração do acordo é facultativa, mas, uma vez concretizada, configura o reconhecimento por parte da detentora do contrato de exploração e produção quanto ao descumprimento, ainda que parcial, da obrigação de investimento.

Segundo a ANP, até quarta-feira, a agência tinha recebido 25 propostas de celebração de TACs. As propostas totalizam 1,88 bilhão de reais e são oriundas de 42 autos de infração referentes a 53 contratos de exploração e produção de 26 empresas, firmados em consórcio ou individualmente.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Texto retirado do portal Agência UDOP

Fonte/Veículo: Agência Reuters

Leia também:

article

Petróleo fecha em alta com tensões no Iêmen no radar

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira (17), após a China revelar [...]

article

Operação combate lavagem de dinheiro em postos de combustíveis no Rio

O GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do E [...]

article

Pedido de suspensão do biodiesel é absurdo, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda (17/3) entender o as pre [...]

Como posso te ajudar?