Distribuição de gasolina grátis para carros vermelhos gera filas em Palhoça
Motoristas formaram uma longa fila no posto Texaco recém-inaugurado em Palhoça, nesta quinta-feir [...]
Dados divulgados ontem pelo IBGE indicam uma perda de fôlego do varejo. O volume de vendas do setor registrou em maio alta de 0,1%, em relação a abril, abaixo das taxas de janeiro (elevação de 2,3% ante dezembro), fevereiro (1,4%), março (1,4%) e abril (0,8%). Além disso, a taxa acumulada em 12 meses teve queda de 0,4%.
Gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos confirmou que há uma perda de ritmo do setor. eldquo;A leitura do varejo em maio é de estabilidadeerdquo;, afirmou. Quando se consideram também as atividades de material de construção e de veículos na conta (formando o conceito de varejo ampliado), o resultado é uma elevação de 0,2%, em maio, e de 0,3% no acumulado dos últimos 12 meses.
De forma geral, o desempenho das vendas tem sido impactado pela inflação, pelo crédito mais caro e pelo alto nível de endividamento das famílias. eldquo;Tem a ver com o processo inflacionário, sim. É um dos fatores, e atinge algumas atividadeserdquo;, disse ele, acrescentando que os desempenhos de supermercados e de combustíveis são mais afetados.
O economista Luca Mercadante, da gestora de recursos Rio Bravo Investimentos, avalia que o impulso fiscal previsto com a aprovação da eldquo;PEC Kamikazeerdquo; endash; que prevê uma série de benefícios a menos de três meses das eleições endash; pode arrefecer o ritmo da desaceleração esperada para a atividade econômica no segundo semestre, com reflexos, especialmente, no varejo e em serviços.
eldquo;O segundo semestre será marcado pela elsquo;brigaersquo; entre a política monetária restritiva, que vai desacelerar a atividade, e o impulso fiscal novo que o governo planeja dar com os benefícios sociaiserdquo;, disse Mercadante. eldquo;Ainda esperamos que ocorra uma desaceleração, porque temos uma parcela grande de efeito de política monetária para ser vista nos dados, mas ela começa a ser um pouco mais devagar do que esperávamos antes da PEC.erdquo; ebull;
Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo
Motoristas formaram uma longa fila no posto Texaco recém-inaugurado em Palhoça, nesta quinta-feir [...]
O etanol é o combustível mais vantajoso economicamente na maior parte do país, com leve queda no [...]
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial da União (DOU), os [...]