Justiça do Rio desinterdita integralmente operação da Refit
A Justiça do Rio de Janeiro determinou na segunda-feira, 27, a liberação integral das atividades [...]
Um combustível limpo, abundante e promissor pode estar mais perto de abastecer os carros brasileiros do que se imagina. É o hidrogênio verde, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como a solar. Em sua tese de doutorado, o pesquisador e engenheiro eletricista Francisco Edvan Bezerra Feitosa, doutor em ciências e técnicas nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), projetou uma usina movida a energia fotovoltaica capaz de gerar 1 megawatt elétrico (1 MWe) em forma de hidrogênio - fonte que pode vir a substituir a gasolina no setor automotivo.
Simulada para operar nas imediações da refinaria Gabriel Passos, da Petrobras, em Betim, a usina concebida por Feitosa é alimentada exclusivamente por energia solar. De acordo com o pesquisador, o hidrogênio produzido nesse tipo de planta poderia inicialmente ser utilizado para enriquecer combustíveis já existentes, como já ocorre em refinarias brasileiras.
eldquo;O hidrogênio verde está emergindo por ter teor energético por unidade de peso maior do que todos os combustíveis fósseiserdquo;, explica Feitosa, também professor do Instituto Federal Fluminense. eldquo;Um quilo de hidrogênio tem três vezes mais energia que um quilo de gasolina. Além disso, pode ser produzido somente com água e energias renováveis.erdquo; Para ler esta notícia, clique aqui.
Fonte/Veículo: Valor Econômico
A Justiça do Rio de Janeiro determinou na segunda-feira, 27, a liberação integral das atividades [...]
A Polícia de São Paulo prendeu 46 pessoas e instaurou 22 inquéritos, nos últimos 30 dias, em inve [...]
A recente queda nas cotações do petróleo vão exigir mais austeridade da Petrobras nos seus invest [...]