Sindiposto | Notícias

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem a compra de 51% do capital da Gaspetro, pertencente à Petrobras, pela Compass, empresa do grupo Cosan. O negócio foi aprovado sem restrições, mas com um placar apertado: três conselheiros votaram por impor condições e quatro pelo aval sem restrições. Parte do conselho demonstrou preocupação de que a operação criasse uma nova eldquo;gigante do gáserdquo;.

A principal divergência no julgamento foi sobre a necessidade de tornar obrigatória a venda de 12 distribuidoras pela Compass. No processo, a empresa apresentou voluntariamente um plano que prevê o desinvestimento de 12 empresas, de um total de 18 adquiridas.

Segundo o Estadão/broadcast apurou, as empresas que poderiam ser vendidas, segundo o plano da Compass, estão localizadas em Estados como Acre, Roraima e Alagoas e não incluem mercados consumidores do Sul e Sudeste. O relator do processo, Luiz Hoffmann, votou pela aprovação da compra sem restrição por entender que a intenção apresentada pela Compass de se desfazer de distribuidoras é suficiente.

A compra da Gaspetro foi anunciada em julho do ano passado, por R$ 2,03 bilhões. Em março deste ano, o órgão antitruste chegou a dar aval, sem restrições, à operação, mas houve recurso, o que levou o negócio à avaliação do tribunal. ebull;

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Petrobras acelera encomendas em refino ao maior nível desde Lava Jato

Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras f [...]

article

Justiça suspende 'bomba branca' e entrega de combustíveis fora de postos em todo país

A Justiça Federal suspendeu a prática da chamada "bomba branca", que permite que postos de combus [...]

article

Presidente do Inmeq/MA aborda operação contra fraude em postos de combustíveis

Uma operação inédita, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão ( [...]

Como posso te ajudar?