Sindiposto | Notícias

A falta de diesel na Argentina vem aumentando a preocupação de desabastecimento no Brasil. De acordo com fontes da área de distribuição de combustíveis, o setor está em estado de alerta.

As distribuidoras vêm fazendo cortes de ao menos 20% nos pedidos feitos pelos postos. A maior preocupação hoje se concentra nas regiões Norte, Nordeste e no interior do país, por ser considerado ponta de logística.

Um dos sinais da preocupação é o reforço dos estoques das grandes distribuidoras, que passou de sete para nove dias, por exemplo.

A perspectiva é que a situação de abastecimento no Brasil piore nas próximas semanas com o escoamento da safra agrícola no país e o verão no Hemisfério Norte, quando os países começam a ampliar estoques, reduzindo a oferta global de combustíveis, de acordo com especialistas.

Outro fator que prejudica as importações de combustíveis o Brasil não produz tudo o que consome é o preço praticado pela Petrobras. Mesmo com o reajuste da semana passada, os preços das refinarias da estatal ainda é menor que os dos importados, segundo a Abicom.

A entidade que reúne as importadoras estima que a diferença de preços no diesel está em 8%, de R$ 0,46 por litro. No caso da gasolina, a defasagem é de 5% (R$0,22 por litro).

Procurada, a ANP informou que vem monitorando diariamente o abastecimento nacional de combustíveis: No momento, o abastecimento ocorre com regularidade no Brasil.

Leia também:

article

Veja os principais pontos do texto da PEC dos Combustíveis aprovada pelo Senado

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (30), a nova versão da Proposta de Emenda à Constitu[...]

article

Risco de inflação estourar limite da meta é próximo de 100% pelo 2º ano consecutivo, diz BC

O Banco Central admitiu que a probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta neste ano e[...]

article

Setor de biocombustíveis defende incentivos de PEC como estratégia contra alta do petróleo

Entidades do segmento de biocombustíveis foram unânimes ao afirmar nesta quinta-feira (30), na Câ[...]

Como posso te ajudar?