Sindiposto | Notícias

Os preços e os prêmios de exportação do óleo de soja subiram no Brasil na última semana, impulsionados pela demanda firme, sobretudo de indústrias domésticas de biodiesel. Este cenário tem levado o mercado a absorver uma parcela significativa da produção nacional de óleo de soja, reduzindo assim o excedente exportável.

Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento nos preços foi notável, com o derivado posto na região de São Paulo, com 12% de ICMS, fechando a última quinta-feira, 18, no maior valor nominal desde 21 de março de 2023, a R$ 6.063,57 por tonelada. Este movimento reflete a robustez da demanda interna e a capacidade das indústrias de biodiesel em manter o consumo elevado.

De acordo com o USDA, a produção brasileira de óleo de soja deve atingir um recorde tanto na safra 2023/24 (de outubro/23 a setembro/24) quanto na temporada 2024/25 (de outubro/24 a setembro/25), ambas projetadas em 10,8 milhões de toneladas. Este aumento na produção reafirma a importância do Brasil como um dos principais produtores globais de óleo de soja, destacando o papel crucial das indústrias de biodiesel na sustentação dos preços internos.

A expectativa é que, com a continuidade da demanda firme, os preços do óleo de soja no mercado brasileiro mantenham-se elevados, beneficiando produtores e toda a cadeia produtiva envolvida.

Fonte/Veículo: AgroLink

Leia também:

article

Fim da escala 6x1 requer diálogo, e aprovação pode vir em 2026

O fim da escala 6x1 requer muito diálogo para que a medida seja validada no Congresso em 2026 e p [...]

article

Supermercados do Espírito Santo testam nova escala 6x1, com folga todo domingo

A Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Espírito Santo decidiu testar [...]

article

Dona da Refinaria de Mataripe, Acelen ganha espaço no NE

A Acelen, companhia controlada pelo Mubadala que opera a Refinaria de Mataripe, na Bahia, tem bus [...]

Como posso te ajudar?