Sindiposto | Notícias

O setor supermercadista, historicamente reconhecido como uma das principais portas de entrada para o primeiro emprego no Brasil, continua enfrentando um cenário paradoxal: mesmo com 350 mil vagas abertas, há dificuldades para preenchê-las.

A afirmação é do vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, que alerta para a escassez de mão de obra qualificada no setor e cita até uma parceria com o Exército Brasileiro na tentativa de atrair jovens.

Milan destaca que há uma mudança profunda na dinâmica do mercado de trabalho. eldquo;Os jovens que tinham o supermercado como o primeiro emprego preferem hoje trabalhos informais devido à maior flexibilidadeerdquo;, disse o executivo em entrevista à imprensa nesta quinta-feira, 29.

A taxa de desemprego segue em patamar historicamente baixo, marcando 6,6% no trimestre encerrado em abril emdash; o menor índice para o período desde 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). eldquo;No passado, o trabalhador procurava emprego. Hoje, são as empresas que procuram o trabalhadorerdquo;, afirmou.

A associação menciona que o setor está buscando estratégias alternativas para recrutar e qualificar novos profissionais. Uma das iniciativas é a parceria com o Exército para contratar jovens que concluíram o serviço militar obrigatório.

eldquo;É um processo de médio prazo, que envolve a troca de informações, o mapeamento de perfis e a oferta de vagas com possibilidade de desenvolvimento profissionalerdquo;, afirma a Milan.

O setor supermercadista também aposta na diversificação do perfil de trabalhadores, com foco em pessoas acima dos 60 anos com maior disponibilidade de tempo e jovens que buscam modelos de jornada mais flexíveis.

eldquo;Levamos essa demanda ao ministro do Trabalho e propusemos a criação de um comitê para discutir formatos de contratação com horários adaptáveis às diferentes realidades dos trabalhadoreserdquo;, disse.

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Novas regras de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor; entenda mudanças

Novas regras para o vale-refeição e para o vale-alimentação começaram a valer na última terça-fei [...]

article

Aneel aponta atuação insatisfatória da Enel durante apagão em SP

Relatório técnico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na quarta-feira (11/ [...]

article

Como os preços de gasolina, etanol e diesel são definidos no Brasil?

Na hora de abastecer, o valor exibido na placa do posto parece um número único. Na prática, porém [...]

Como posso te ajudar?