Sindiposto | Notícias

As propostas envolvem principalmente aumentar a tributação sobre lucros e a exportação de petróleo para retaliar a Petrobras pelos aumentos nos combustíveis e financiar subsídios aos combustíveis. No entanto, não é possível impor medidas como esta exclusivamente à Petrobras.

Especialistas do setor de petróleo avaliam que aumentar os tributos de petroleiras e sobretaxar exportações pode afastar investimentos do país. Além da estatal, várias outras multinacionais do petróleo produzem no Brasil. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que reúne empresas do setor, divulgou comunicado em que repudia controle de preços e sobretaxa a exportações.

Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), diz que taxar o lucro da Petrobras é algo indesejado:

emdash; Alguns países já estão taxando o lucro das empresas, mas não é desejado, pois afasta investidores, assim como taxar as exportações das companhias. Isso será um passo atrás na inserção das pequenas e médias empresas do setor no Brasil, por exemplo. Isso tudo mostra como o governo perdeu o rumo da situação.

David Zylbersztajn, que também foi diretor-geral da ANP, diz que não há lógica em taxar apenas o lucro da Petrobras, já que esse tipo de decisão iria afetar as outras empresas do setor.

emdash; Isso traz insegurança jurídica e não tem lógica. O governo deveria agradecer o lucro alto da empresa emdash; diz o especialista, lembrando que a maior parte dos dividendos da empresa vão para o caixa do governo, que é o sócio majoritário.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que reúne empresas do setor, divulgou neste domingo um comunicado em que afirma que eldquo;não apoia o controle de preços na cadeia de abastecimento ou a criação de gravames à exportação de petróleo".

O IBP afirmou que defende os princípios da liberdade econômica e a livre formação dos preços dos produtos.

"O único caminho para a manutenção da segurança do abastecimento é o aumento do número de empresas competindo, e a ampliação da infraestrutura de alto volumeerdquo;, diz o texto.

Destacou ainda a importância do programa de desinvestimentos da Petrobras, medidas como modernização da frota, treinamento de caminhoneiros e calibragem de pneus que possibilitem a redução do consumo de diesel, além de reforma tributária ampla e programas sociais focados nos caminhoneiros, motoristas de aplicativos e famílias que recebem o auxílio-gás.

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Fecombustíveis participa de painel sobre o mercado ilegal de combustíveis na ROGe

O Comércio Irregular no Segmento de Combustíveis foi tema de painel, ontem (26), na Rio Oil eamp; [...]

article

Aracruz terá terminal portuário de R$ 2,7 bilhões a partir do próximo ano

Sob a liderança de Etore Selvatici Cavallieri, que trabalhou como torneir [...]

article

Biodiesel pode evitar emissão de 320 bilhões de toneladas de CO?, diz CEO da Binatural

Atualmente, o biodiesel representa 14% da mistura do diesel no Brasil. Um incremento nessa compos [...]

Como posso te ajudar?