Sindiposto | Notícias

O crescimento do setor de serviços no Brasil acelerou em setembro, quando a atividade de vendas atingiu um pico em mais de dois anos em meio a uma melhora da perspectiva, mostrou a pesquisa PMI (Índice de Gerentes de Compras) nesta quinta-feira (3).

O PMI de serviços do Brasil da Seamp;P Global subiu a 55,8 em setembro, de 54,2 em agosto, completando um ano de crescimento e sinalizando um maior aumento da produção. A marca de 50 separa expansão de contração.

"Setembro registrou uma recuperação no crescimento da atividade de serviços, compensando a desaceleração de agosto e marcando o trimestre mais forte para o setor desde o segundo trimestre de 2022", disse Pollyanna de Lima, diretora associada de economia da Seamp;P Global Market Intelligence.

A pesquisa apontou que os participantes citaram esforços de marketing, tendência positiva da demanda e aumento sustentado na entrada de novos negócios como fatores por trás do resultado.

O subíndice de novas encomendas recebidas por fornecedores de serviços aumentou no ritmo mais forte desde julho de 2022.

Os fornecedores de serviços seguiram abrindo vagas de trabalho em setembro, dando sequência à tendência iniciada em outubro de 2023. No entanto, o ritmo de expansão foi o mais fraco em sete meses. O levantamento mostrou ainda que os preços de insumos continuaram a aumentar no final do terceiro trimestre, com citações de custos mais elevados de alimentos, combustíveis e serviços públicos, embora a taxa de inflação tenha diminuído em relação a agosto.

(Reuters)

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

Leia também:

article

Petróleo fecha sem direção única e registra queda semanal de 5%

Os contratos futuros de petróleo fecharam sem direção única nesta sexta-feira (8) após seis sessõ [...]

article

Após tarifaço, estatais indianas buscam alternativa ao petróleo russo e compram até do Brasil

As refinarias estatais da Índia estão reduzindo as compras de petróleo bruto da Rússia, segundo p [...]

article

Possível sanção de Trump a diesel russo não afeta oferta no Brasil, mas elevará preço

Eventuais sanções dos Estados Unidos e da Europa a compradores de petróleo russo não devem afetar [...]

Como posso te ajudar?