Sindiposto | Notícias

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou de reunião sobre a governança da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), nesta segunda-feira (18/11). O encontro marcou a comemoração de avanços significativos, incluindo o lançamento oficial do site da GBA, realizado durante a COP29. Com a recente entrada do Camboja, a Aliança conta agora com 28 membros, consolidando-se como uma plataforma multilateral essencial para a promoção de combustíveis sustentáveis.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre países. "A Aliança Global de Biocombustíveis é uma iniciativa essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em setores desafiadores, como transporte e energia. O modelo de governança proposto reflete um compromisso com a transparência e a inclusão, além de promover uma gestão eficiente e colaborativa", destacou.

Durante o encontro, foi reforçada a importância de estabelecer padrões internacionais para facilitar o comércio global de combustíveis sustentáveis, assim como a necessidade de compartilhar boas práticas e oferecer suporte técnico aos países membros, visando fortalecer a integração regional e expandir mercados.

O Brasil, como membro fundador, reafirmou seu compromisso em liderar discussões globais sobre a produção e uso de combustíveis sustentáveis, contribuindo ativamente para a governança da Aliança. "Estamos prontos para colaborar na construção de um futuro mais sustentável, promovendo biocombustíveis como uma solução chave para a transição energética global", concluiu o secretário.

(Via MME)

Fonte/Veículo: Agência Gov

Leia também:

article

Fim da escala 6x1 requer diálogo, e aprovação pode vir em 2026

O fim da escala 6x1 requer muito diálogo para que a medida seja validada no Congresso em 2026 e p [...]

article

Supermercados do Espírito Santo testam nova escala 6x1, com folga todo domingo

A Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Espírito Santo decidiu testar [...]

article

Dona da Refinaria de Mataripe, Acelen ganha espaço no NE

A Acelen, companhia controlada pelo Mubadala que opera a Refinaria de Mataripe, na Bahia, tem bus [...]

Como posso te ajudar?