Sindiposto | Notícias

A Companhia Brasileira de Offshore (CBO) anunciou esta semana a formalização do contrato do Projeto Etanol, para início da conversão de um motor marítimo de grande porte para operar com sistema dual-fuel diesel/etanol.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CBO, a Sotreq (distribuidora oficial Caterpillar no Brasil), a Caterpillar/MaK (fabricante global de motores marítimos) e a HAV Design (projetista).

A previsão é que o motor convertido entre em operação em 2027, após as etapas de instalação, comissionamento e testes em campo.

Apenas um dos motores de uma embarcação da frota da CBO será convertido, enquanto os demais permanecerão em sua configuração original.

Segundo a companhia, isso permitirá a validação da operação em ambiente real, sem comprometer a disponibilidade do navio.

Etanol para reduzir emissões

Com a tecnologia, o grupo espera uma redução líquida nas emissões de COe#8322; entre 15% e 20% por motor convertido, considerando a operação com 35% a 40% de etanol na mistura.

A CBO observa, em nota, que essa redução é viabilizada porque o etanol brasileiro possui uma das menores pegadas de carbono do mundo, com potencial de até 90% de redução nas emissões em seu próprio ciclo de vida emdash; especialmente o biocombustível de segunda geração derivado de cana-de-açúcar.

eldquo;É a primeira conversão no mundo de um motor MaK M 32 C para operação com mistura fixa de diesel e até 40% de etanol, um marco tecnológico global na busca pela descarbonização do setor marítimoerdquo;, comenta André Trintini, coordenador de Inovação na CBO.

Ele pontua que esta parceria vai viabilizar a primeira aplicação global de etanol como combustível renovável em um motor marítimo de grande porte em operação comercial.

eldquo;Até então, nenhuma iniciativa havia adaptado motores marítimos para operarem com esse tipo de sistema dual-fuel. O Projeto Etanol promove uma solução prática e imediata para descarbonização da frota existenteerdquo;, completa.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Após adiamentos, Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Após sucessivos adiamentos, a diretoria do Banco Central (BC) decidiu abandonar a criação de regr [...]

article

Greve dos caminhoneiros não afeta base de combustíveis do DF, diz sindicato

A convocação para uma nova greve de caminhoneiros nesta quinta-feira (4/12) não impactou o abaste [...]

article

Petróleo fecha em alta, com possível distensão entre Rússia e Ucrânia no radar

Os contratos futuros do petróleo encerraram a sessão desta quinta-feira, 4, em alta, enquanto inv [...]

Como posso te ajudar?