Sindiposto | Notícias

O governo do Peru declarou na quarta-feira situação de "emergência ambiental" em uma província turística da costa norte do país, afetada por um vazamento de petróleo da empresa estatal Petroperú, desde o fim de semana.

A medida permanecerá em vigor por 90 dias, período em que as autoridades "deverão realizar os trabalhos de recuperação e remediação" da área contaminada na província de Talara, segundo uma resolução do ministério do Meio Ambiente.

Segundo a Petroperú, os trabalhos de limpeza em algumas praias afetadas do distrito de Lobitos "praticamente já foram concluídos" e restam apenas os trabalhos de remediação para mitigar o impacto nas aves, fauna e comércio da região, cuja população vive da pesca e do turismo.

O vazamento foi detectado na sexta-feira, na praia de Las Capullanas, quando o petróleo seria carregado no navio Polyaigos, informou a empresa no sábado em um comunicado. O documento não explica a causa do acidente. A praia fica a dez quilômetros da refinaria Talara, operada pela Petroperú.

O Oefa (Organismo de Avaliação e Fiscalização) informou na segunda-feira que o vazamento afetou uma área de 47 a 229 hectares, da refinaria de Talara até a praia de Cabo Blanco.

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

Derrubada liminar que autorizava funcionamento de distribuidora sem aval da ANP

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [...]

article

Fraudes com ICMS em gasolina e diesel caíram 30% após mudança do sistema de cobrança

No setor de combustíveis, fraudes com os créditos do ICMS sempre foram comuns e causavam prejuízo [...]

article

Fenasucro 2025: lideranças do setor sucroenergético defendem ainda mais etanol na gasolina

Lideranças do setor sucroenergético vão aproveitar a Fenasucro, uma das maiores feira de bioenerg [...]

Como posso te ajudar?