Gasolina e etanol registram queda em julho e atingem menores preços desde janeiro
Os motoristas brasileiros sentiram um leve alívio no bolso em julho com a redução no preço médio [...]
O volume de combustíveis derivados do petróleo vendido pela Petrobras no mercado brasileiro cresceu 0,8% na comparação com o mesmo período de 2024, para 1,71 milhões de bpd. Ante os três primeiros meses do ano, a alta foi de 1%. Os resultados constam de relatório de produção divulgado na noite desta terça-feira (29).
O resultado das vendas do negócio de refino foi positivo em que pese a produção total menor, que caiu 0,8% no segundo trimestre de 2025 ante um ano atrás, para 1,73 milhões de barris por dia (bpd). Em relação ao primeiro trimestre, essa produção avançou 1,4%.
A Petrobras comunicou, ainda, um FUT (fator de utilização) de 91% do parque de refino no segundo trimestre, um ponto percentual acima do verificado no primeiro trimestre.
Diesel
O volume médio de diesel vendido entre abril e junho foi de 721 mil bpd, 0,6% maior do que um ano atrás e 1,8% menor que no primeiro trimestre. A produção total do derivado no período foi de 680 mil bpd, queda de 3,1% na comparação com mesmo período do ano passado e alta de 2,4% ante o primeiro trimestre.
A queda de venda de diesel na margem, informou a Petrobras, foi influenciada principalmente pelo aumento das importações por terceiros, majoritariamente com origem na Rússia, e pela menor demanda do segmento agrícola. Esses fatores, detalhou a companhia no relatório, teriam sido atenuados pelo maior consumo sazonal no trimestre frente ao anterior.
Gasolina
Já o volume médio de gasolina vendido no segundo trimestre foi de 404 mil bpd, 3,1% maior do que um ano atrás e 1,5% acima do registrado no primeiro trimestre. A produção total do derivado no período também foi de 404 mil bpd, queda de 3,1% na comparação com mesmo período do ano passado e de 4% ante o primeiro trimestre.
A Petrobras atribuiu o aumento das vendas na passagem do primeiro para o segundo trimestre devido ao aumento da demanda total de combustíveis do ciclo Otto e maior saída da gasolina frente ao etanol.
Fonte/Veículo: Agência Infra
Os motoristas brasileiros sentiram um leve alívio no bolso em julho com a redução no preço médio [...]
O apoio do Estado brasileiro à transição energética ganhou impulso decisivo nos últimos anos. O B [...]
Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira, 31, em correção após três [...]