Sindiposto | Notícias

A partir de 1º de setembro de 2025, carros novos fabricados em Minas e movidos exclusivamente a etanol terão isenção do IPVA. A regra vale também para veículos híbridos, elétricos e a gás natural, desde que o preço não ultrapasse 36 mil Ufemgs (R$ 199 mil). A medida faz parte da Lei 25.378, sancionada parcialmente e publicada no Diário Oficial. A proposta, que começou focada apenas em carros elétricos, foi ampliada durante a tramitação na ALMG. O governador Romeu Zema vetou o limite de isenção para apenas um veículo por contribuinte e a multa de 25% por atraso no parcelamento, mantendo o teto de 20% reconhecido pelo STF. Os vetos ainda serão apreciados pelos deputados.

Alta nos combustíveis e energia elétrica faz prévia da inflação de julho na Grande BH ser a maior do país

A gasolina puxou para cima a inflação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que avançou 0,61% em julho e registrou o maior IPCA-15 do país, segundo o IBGE. O índice ficou bem acima da média nacional de 0,33% e teve como principais vilões o aumento de 4,49% nos combustíveis e de 3,89% na energia elétrica. A passagem aérea disparou 29,57% e foi o item com maior alta no mês. Cinco dos nove grupos pesquisados subiram, com destaque para Transportes e Habitação, enquanto Alimentação e Bebidas recuaram 0,35%, puxados pela queda no preço da batata, laranja e café. No acumulado de 12 meses, a inflação da RMBH já soma 5,86%, também liderando o ranking entre as regiões.

Minas entra no top 7 da BYD e ganha mais seis concessionárias

Minas Gerais se tornou o sétimo maior mercado da BYD no Brasil, com 2,5 mil carros elétricos emplacados no primeiro semestre de 2025 e mais de 8,4 mil desde 2022. A montadora chinesa vai abrir seis novas concessionárias no estado, que já conta com 17 unidades, e ampliar a instalação de carregadores ultrarrápidos em rotas estratégicas. O interesse crescente dos mineiros por veículos sustentáveis consolidou Minas como prioridade nos planos da marca. A empresa destaca a alta satisfação dos clientes e prepara ações para fortalecer parcerias locais e a eletrificação da frota. Nesta sexta (25) e sábado (26), a BYD promove o evento eldquo;48 Horas Eletrizanteserdquo; com descontos, condições especiais e meta de vender 100 mil veículos por ano.

Fonte/Veículo: Diário do Comércio

Leia também:

article

'Trump se enxerga no drama de Jair Bolsonaro'

Na avaliação do diretor para as Américas da consultoria Eurasia, Christop [...]

article

Jovens brasileiros desdenham da CLT

eldquo;Tenho medo de ser CLT.erdquo; A frase inicia dezenas de relatos qu [...]

article

Brasil pode reduzir importações de gasolina com aumento da mistura com etanol

A partir de 1º de agosto, entra em vigor a nova mistura de gasolina com 30% de etanol anidro emda [...]

Como posso te ajudar?