Sindiposto | Notícias

O presidente dos Estados Unidos voltou a criticar ontem o Brics, grupo fundado por Brasil, Rússia, Índia e China e hoje composto por 11 paísesmembros e oito parceiros. Donald Trump reafirmou que o bloco tenta eldquo;acabar com a dominância do dólarerdquo;. Em evento na Casa Branca, o republicano também repetiu sua promessa de retaliar economicamente os países do grupo: eldquo;A todos os países do Brics, vamos tarifá-los em 10%erdquo;.

Anteriormente, Trump havia anunciado que a tarifa de 10% sobre os países do Brics seria em caráter eldquo;adicionalerdquo; endash; ontem, porém, ele não especificou a maneira pela qual a taxa seria aplicada.

Trump ainda minimizou a força econômica do grupo ao dizer que o Brics se reuniu, eldquo;mas ninguém compareceuerdquo;, referindo-se às ausências do presidente da China, Xi Jinping, e do líder russo, Vladimir Putin, na cúpula realizada no início do mês no Rio de Janeiro. O republicano declarou também que o bloco eldquo;não vai durar muitoerdquo;. eldquo;Acho que nem vão seguir adianteerdquo;, previu.

Neste ano, o bloco econômico é presidido pelo Brasil e realizou cúpula no Rio às vésperas do anúncio da tarifa de 50% para os produtos brasileiros exportados para os EUA.

Trump acrescentou que, ao tomar conhecimento do Brics, os eldquo;atacou com muita forçaerdquo; e prometeu agir caso o grupo avance: eldquo;Se o Brics se organizar de forma significativa, isso vai acabar muito rapidamenteerdquo;, disse o republicano, sem especificar o que se encerraria eldquo;rapidamenteerdquo;.

O presidente americano reforçou a importância de manter o valor da moeda de seu país. eldquo;Não vamos deixar o nosso dólar perder o seu valorerdquo; e acrescentou: eldquo;Não podemos deixar que ninguém brinque com a gente, com o nosso dólar. Perder essa luta é como perder uma guerra.erdquo;

CRIPTOMOEDAS. A declaração sobre os Brics ocorreu na cerimônia em que Trump sancionou novas regulamentações para um tipo de criptomoeda,

eldquo;A todos os países do Brics, vamos tarifá-los em 10%erdquo;

eldquo;Não podemos deixar que ninguém brinque com o nosso dólarerdquo;

Donald Trump

Presidente dos EUA

um marco importante para uma indústria que investiu muito para fortalecer sua legitimidade e poder político.

A Lei Genius estabelece salvaguardas iniciais e proteções ao consumidor para stablecoins, moeda que vai ser atrelada ao dólar americano para reduzir a volatilidade de preços em comparação com outras formas de criptomoeda. A lei foi aprovada pela Câmara e pelo Senado com apoio de democratas e republicanos. Trump tem pelo menos US$ 51 milhões de participação pessoal em criptoativos, de acordo com uma análise do Washington Post.

A nova legislação visa reforçar a confiança do consumidor na indústria de criptomoedas, que tem se tornado uma grande potência em Washington graças a doações de campanha e gastos com lobby. Sua aprovação ocorre após Trump ter prometido tornar os EUA a eldquo;capital mundial das criptomoedaserdquo;.

eldquo;Durante anos, vocês foram ridicularizados, rejeitados e descartadoserdquo;, disse Trump a executivos da indústria de criptomoedas durante a assinatura do projeto de lei na Casa Branca, que contou com a presença de cerca de 200 pessoas, incluindo vários parlamentares republicanos de alto escalão. eldquo;Esta assinatura é uma enorme validação do seu trabalho árduo e do seu espírito pioneiro.erdquo;

A indústria de criptomoedas reclama que foi injustamente alvo do governo do ex-presidente Joe Biden. Também divulga com frequência que gastou muito para ajudar Trump a vencer a eleição do ano passado. O presidente elogiou os líderes do setor de criptomoedas durante seu discurso na sexta-feira, dizendo que eldquo;ninguém conquistou tanto respeito em tão pouco tempoerdquo;.

Trump disse ainda que ajudar a indústria de criptomoedas era eldquo;bom para o dólar e bom para o paíserdquo;. eldquo;É por isso que eu o apoiei desde o inícioersquo;, disse o presidente afirmando que s era cético em relação às criptomoedas antes de começar a usá-las. E também acrescentou outro motivo: eldquo;E eu também fiz isso pelos votoserdquo;, disse ele, provocando risos da plateia. ebull;

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Golpes em combustíveis caem com novas bombas antifraude

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) intensifica as parcerias e os inv [...]

article

Etanol x gasolina: álcool dá prejuízo na maior parte do Brasil

Abastacer carros flex com etanol está economicamente mais vantajoso apenas em nove estados e no D [...]

article

PIB da cadeia da soja e do biodiesel deve crescer 11% no Brasil neste ano

O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia de soja e do biodiesel deve crescer quase 11% neste ano, [...]

Como posso te ajudar?