Sindiposto | Notícias

Os combustíveis ficarão mais caros a partir de 1º de fevereiro. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gasolina e etanol terá um acréscimo de 10 centavos por litro, elevando

a alíquota para 1,47 real. O diesel e o biodiesel também serão impactados, com um aumento de 0,06 centavo por litro, chegando a 1,12 real emdash; representando elevações de 7,1% e 5,3%, respectivamente.

Embora a Petrobras não siga mais o Preço de Paridade Internacional (PPI), mantendo certa autonomia em relação ao mercado global, as defasagens nos preços domésticos são significativas. De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a diferença entre o preço praticado pela Petrobras e o valor no mercado internacional chega a 85 centavos por litro no diesel (24%) e a 37 centavos na gasolina (13%). eldquo;Sem dúvida isso aumenta a pressão para reajusteserdquo;, diz Sérgio Araújo, presidente da Abicom.

Segundo a entidade, os reajustes devem ser aplicados, de forma a dar maior segurança para a importação dos volumes necessários para completar o atendimento das demandas, bem como para não prejudicar as precificações dos produtos dos produtores privados.

O último reajuste na gasolina ocorreu em julho do ano passado. Segundo a Genial Investimentos, o preço médio nas refinarias da Petrobras permaneceu em 3,05 reais por litro para a gasolina e 3,68 reais para o diesel desde então. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte/Veículo: Veja

Leia também:

article

Sada investe R$ 1,1 bi em usinas flex de etanol de milho e cana em GO e MG

O grupo mineiro Sada, especializado em logística e transporte de veículos, e [...]

article

Distribuidores veem risco na venda fracionada de gás

O programa Gás do Povo, com expectativa de alcançar 15,5 milhões de famíl [...]

article

Volume de serviços cresce 0,3% em julho

O volume de serviços prestados no País cresceu 0,3% em julho ante junho, [...]

Como posso te ajudar?