Sindiposto | Notícias

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) estima que o consumo de combustíveis líquidos seguirá em trajetória de crescimento nos próximos dois anos. De acordo com a edição de junho do estudo eldquo;Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazoerdquo;, divulgada nesta quarta-feira (12), a demanda deve crescer 1,7% em 2025, o equivalente a 2,6 bilhões de litros, e 1,9% em 2026, alcançando mais 3,1 bilhões de litros.

Entre os fatores que impulsionam esse cenário estão o desempenho positivo da economia, a expansão do mercado de trabalho formal e os programas de transferência de renda e investimentos públicos, com destaque para o Novo PAC. A expectativa de uma safra de grãos mais robusta em 2026 deve contribuir para a elevação do consumo de diesel, que pode ultrapassar a marca de 72 bilhões de litros no próximo ano.

O consumo dos combustíveis do ciclo Otto (combustíveis leves para carros) também continua em alta, com projeções favoráveis para o etanol hidratado, impulsionadas por uma boa safra de cana e pela consolidação do etanol de milho. No setor de aviação, o consumo de QAV (querosene de aviação) deve manter crescimento moderado, com ganhos de eficiência energética e operacional. Já o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) segue com demanda em alta, apoiada, em parte, por programas sociais.

Fonte/Veículo: Agência Infra

Leia também:

article

Petrobras avalia volta à distribuição de combustíveis

O conselho de administração da Petrobras deve avaliar se incluirá no Plan [...]

article

Sem verbas, ANP fechará portas três dias por semana, diz superintendente

O superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombu [...]

article

Haddad diz que devedor contumaz é criminoso e deve 'parar no xilindró' com aprovação de lei

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considera o termo eldquo;devedor con [...]

Como posso te ajudar?