Aumento de teor dos biocombustíveis: confira as recomendações da ANP
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Mesmo com poucos reajustes nas refinarias no último ano, os combustíveis ficaram mais caros para os consumidores em Mato Grosso do Sul. Levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que, entre maio de 2023 e maio de 2024, o litro da gasolina subiu R$ 0,36, o diesel comum, R$ 0,24, e o etanol, R$ 0,29. A principal justificativa para a alta é o aumento da margem de lucro das distribuidoras e a elevação do ICMS sobre os combustíveis em fevereiro.
Segundo a ANP, o litro da gasolina passou de R$ 5,69 para R$ 6,05 no período de um ano emdash; alta de 6,32%. O diesel comum subiu de R$ 5,89 para R$ 6,13, enquanto o diesel S10 passou de R$ 5,96 para R$ 6,11. No mesmo intervalo, o etanol foi de R$ 3,69 para R$ 3,98, aumento de 7,43%. A Petrobras reajustou o valor da gasolina apenas uma vez no período e reduziu o preço do diesel em R$ 0,45 por litro, mas os consumidores não sentiram esse alívio nas bombas.
O economista Eduardo Matos afirma que o aumento de preços está ligado à concentração de mercado entre as distribuidoras. eldquo;Houve redução da competição após a desestatização da BR Distribuidora, e isso abriu espaço para maior margem de lucro. É um caso clássico de oligopólio, em que poucos agentes controlam os preçoserdquo;, explicou. Segundo ele, mesmo com a inflação acumulada de 9,46% em dois anos, os combustíveis subiram mais do que isso.
A Petrobras também reconheceu a discrepância entre o preço praticado nas refinarias e o valor cobrado nos postos. eldquo;Reduzimos R$ 0,45 no litro do diesel, mas esse valor não está sendo percebido pelo consumidor finalerdquo;, afirmou Claudio Romeo Schlosser, diretor de Logística e Comercialização da estatal. Ele explicou que a Petrobras não tem controle sobre os repasses feitos por distribuidoras e revendedores.
Completando dois anos, a política de preços da Petrobras deixou de seguir rigidamente o mercado internacional. Ainda assim, segundo o economista Eugênio Pavão, os preços seguem próximos à paridade internacional. eldquo;A empresa busca equilibrar lucro e preço, mas o consumidor ainda paga mais do que o esperadoerdquo;, destacou. Em dois anos, a gasolina subiu 16,73%, enquanto o preço internacional do petróleo caiu 21,7%.
Fonte/Veículo: Capital News
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