Mercado se mobiliza no STJ por liminares que isentam metas do RenovaBio
Entidades que representam produtores de biocombustíveis e distribuidoras pediram para ingressar c [...]
A substituição do diesel pelo biometano endash; biocombustível produzido a partir do processamento do biogás endash; no transporte de cargas é economicamente viável, informou o presidente da Copersucar, Tomás Manzano. De acordo com o executivo, o biometano já é uma realidade no Brasil.
eldquo;Isso não é algo para ser desenvolvido daqui alguns anos. Já é realidade hoje. Economicamente viável, com tecnologia corrente e atual e está em pleno desenvolvimentoerdquo;, disse.
A declaração foi realizada durante o eldquo;CNN Talks: COP30 endash; A Chave para o Futuroerdquo;. O evento dá início à cobertura da CNN Brasil da 30ª Conferência do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
Durante o evento, Manzano destacou que a matriz de transportes de cargas no Brasil é dependente do modal rodoviário, que utiliza principalmente o diesel.
eldquo;A gente tem a oportunidade de utilização de resíduos da cana-de-açúcar para produzir mais um produto, que é o biometano, que pode substituir o óleo diesel para transporte rodoviárioerdquo;, afirmou.
Segundo Manzano, o mercado brasileiro de biocombustíveis é bastante maduro, com uma indústria moderna e eficiente. Na avaliação do presidente, o Brasil é capaz de replicar o seu modelo de produção e distribuição do produto em outros países.
eldquo;A experiência do Brasil com a COP é um momento oportuno para demonstrar e apresentar o papel crucial dos biocombustíveis para a transição energéticaerdquo;, disse Manzano.
Dados de mercado mostram quem o etanol emite menos de um terço de COe#8322; por megajoule em comparação com combustíveis fósseis. Enquanto o derivado da cana gera de 24 a 28g de COe#8322;/MJ, gasolina, diesel e outros combustíveis fósseis geram média superior a 90g de COe#8322;/MJ.
Só na operação da Copersucar, o uso do etanol permite evitar a emissão de cerca de 37 milhões de toneladas de COe#8322; por ano, reforçando o papel estratégico desse biocombustível para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
O presidente da companhia também destacou que o combustível de aviação sustentável (SAF) com base no etanol é o mais competitivo no mercado, quando levado em consideração, principalmente, a possibilidade de escala. Além disso, de acordo com Manzano, o combustível com base no etanol é uma solução de baixíssima intensidade de carbono, quando comparado com o querosene de aviação.
eldquo;Temos uma combinação de um setor agrícola eficiente e com alta produtividade com um portfólio de produtos de baixíssima intensidade de carbono, suportada por um ambiente regulatório muito robusto, moderno e inovador, com programas que vão sustentar esse crescimento ao longo do tempoerdquo;, afirmou.
CNN na COP30
Sob liderança da diplomacia brasileira, a expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.
Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense.
A CNN Brasil terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.
Fonte/Veículo: CNN Brasil
Entidades que representam produtores de biocombustíveis e distribuidoras pediram para ingressar c [...]
Entre os dias 28/4 e 8/5, a ANP fiscalizou o mercado de combustíveis e lubrificantes em 14 unidad [...]
A guerra comercial entre China e Estados Unidos pode abrir uma oportunidade para que a Petrobras [...]