Governo prepara programa para reduzir pedágio de caminhões que trocarem diesel por gás
O governo trabalha em um projeto para incentivar caminhoneiros e empresas do setor a trocarem o d [...]
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, usou expressão adotada por Donald Trump para defender a expansão da extração de petróleo no Brasil. Em evento em Houston (EUA), nesta terça-feira (6), ela citou o lema "drill, baby" (perfure, baby), empregado pelo presidente americano, ao se referir à exploração da margem equatorial.
O vídeo com o discurso de Magda foi obtido pelo Valor Econômico e publicado em reportagem nesta quarta (7). Ao jornal, a empresa confirmou a veracidade da gravação.
Ao comentar os planos da petroleira para a Bacia Foz do Amazonas, onde a companhia busca obter licença junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para pesquisar óleo no chamado bloco 59, Magda afirmou que essa é uma oportunidade para o Brasil e para o estado do Amapá. O governador Clécio Luís (Solidariedade) estava presente no evento.
"Nós realmente acreditamos que teremos boas surpresas no momento em que tivermos a licença para perfurar", afirmou em painel promovido pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) na conferência Offshore Technology Conference.
Magda, que discursou em inglês, citou na sequência o lema de Trump para incentivar a indústria do petróleo. "Letersquo;s drill, baby (vamos perfurar, baby)!"
A presidente da Petrobras defendeu também a segurança da operação na costa do Amapá.
"O povo do Amapá pode ficar tranquilo que a Petrobras atua com responsabilidade, empregando a mais alta tecnologia", afirmou Magda.
Ainda de acordo com o Valor Econômico, o governador do Amapá, em discurso no evento, também defendeu o projeto do bloco 59 e agradeceu o convite para acompanhar a Petrobras na visita aos Estados Unidos. Clécio chamou a iniciativa de "virada de chave" na economia do estado.
"Nós queremos muito e precisamos muito dos recursos oriundos desse petróleo. E acreditamos que nós podemos fazer isso de uma forma muito segura", afirmou o governador.
O bloco 59 fica em alto-mar, a 160 km do ponto mais ao norte da costa brasileira, na linha de Oiapoque (AP).
O presidente Lula (PT) pressiona para que a licença para pesquisa de petróleo no local seja concedida e passou a intensificar os discursos a favor do empreendimento. Lula já chamou a análise feita pelo Ibama de "lenga-lenga".
Vão na mesma linha o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula no Congresso.
Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo
O governo trabalha em um projeto para incentivar caminhoneiros e empresas do setor a trocarem o d [...]
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil está pronto para de [...]
O Banco Central elevou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual (pp) nesta quarta-feira, de 14,25% p [...]