Sindiposto | Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um protocolo de intenções para a venda de etanol para a China. O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, confirmou a informação à CNN.

O objetivo do país é aumentar a venda do produto para o país asiático, que tem adotado políticas para redução de combustíveis fósseis. A China importa hoje etanol brasileiro para mistura com a gasolina.

No primeiro semestre do ano passado, a exportação de etanol para a China somou US$ 27 milhões. O país asiático produz biocombustíveis, mas tem focado no desenvolvimento próprio de energia elétrica.

Por isso, planeja aumentar a importação do produto brasileiro. O etanol está no centro da discussão do tarifaço com os Estados Unidos.

O Brasil negocia a adoção de cotas comerciais para alumínio e aço. O governo de Donald Trump deu acenos positivos, desde que o Brasil reduza seu imposto de importação de etanol.

O mercado doméstico brasileiro, no entanto, tem resistências.

(Blog por Gustavo Uribe)

Fonte/Veículo: CNN (Blog)

Leia também:

article

ANP prevê concluir até julho revisão dos preços do petróleo proposta por MME para elevar receitas

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) prevê concluir até julho o debate sob [...]

article

Governo asfixia agências reguladoras com cortes no orçamento; verba é até 65% menor

O levantamento feito pelo Estadão/Broadcast com dados do Sistema Integrado de Planejamen [...]

article

Raízen negocia venda de mais quatro usinas de cana

A Raízen, controlada pela Cosan e pela Shell, está com negociações em andamento de quatro usinas [...]

Como posso te ajudar?