Etanol e gasolina têm quedas nos preços em abril, aponta IPTL
No mês de abril, o preço médio do litro do etanol foi de R$ 4,48 nos postos de abastecimento do P [...]
A produção de petróleo do Brasil subiu em março pelo quinto mês consecutivo, atingindo 3,621 milhões de barris por dia (bpd), com impulso do avanço da exploração do pré-sal, afirmou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta segunda-feira.
O volume produzido no terceiro mês do ano representou uma alta de 3,8% ante fevereiro e de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Principal produtora do Brasil, a Petrobras produziu 2,23 milhões de bpd em março, alta de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A petroleira estatal publicou na semana passada que sua produção média no primeiro trimestre foi de 2,2 milhões de bpd de petróleo, o que representou uma queda de 1% na comparação anual, mas um aumento de 5,9% em relação ao trimestre anterior.
Já a Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras no pré-sal, produziu em março 385,75 mil bpd, alta de 3,6% na comparação anual, segundo a ANP.
A produção de gás natural do Brasil, por sua vez, atingiu 165,53 milhões de metros cúbicos ao dia (m³/d) em março, avanço de 4,3% frente a fevereiro e de 15% ante o mesmo mês do ano passado.
Entretanto, do volume total de gás produzido, apenas 46,95 milhões de m³/d foram disponibilizados ao mercado, enquanto 95,23 milhões de m³/d foram injetados de volta nos poços, 17,58 milhões de m³/d foram consumidos na própria plataforma e 5,77 milhões de m³/d foram queimados na unidade.
A produção total (petróleo + gás natural) no país, considerando pré-sal, pós-sal e terra, foi de 4,662 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em março, com impulso de um recorde na produção do pré-sal.
No pré-sal a produção somou um marco histórico de 3,716 milhões de boe/d, alta de 5,2% versus fevereiro e de 10,9% ante o mesmo período de 2024.
(Reuters)
Fonte/Veículo: Terra
No mês de abril, o preço médio do litro do etanol foi de R$ 4,48 nos postos de abastecimento do P [...]
A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou nesta segunda-feira (5) a terceira redução do diesel desde abr [...]
Os contratos futuros de petróleo fecharam a segunda-feira, 5, em queda, após a Organização dos Pa [...]