Sindiposto | Notícias

A produção de etanol de milho tem sido importante para manter o crescimento do setor no Centro-Sul do Brasil, mesmo diante da queda na moagem de cana-de-açúcar. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a fabricação do biocombustível a partir do milho cresceu 30%, enquanto o etanol produzido com cana registrou queda de 1,8%.

Até a primeira quinzena de janeiro, 19,5% do etanol fabricado no país teve o milho como base, e a previsão é que essa participação suba para 23% a 24% até o fim da safra, em março. No mesmo período, a moagem de cana caiu 4,85%, totalizando 613,998 milhões de toneladas.

Sem competição

Para Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da Unica, a expansão do etanol de milho complementa a produção de cana, permitindo a fabricação ao longo de todo o ano e aproveitando subprodutos, como o DDG (grãos secos de destilaria), usado na ração animal.

Já o presidente da Unica, Evandro Gussi, destacou que os dois tipos de etanol podem crescer sem competir entre si ou com a produção de açúcar.

eldquo;O Brasil não vive no mundo do elsquo;ouersquo;, mas sim do elsquo;eersquo;. O etanol de milho avança sem substituir o de cana, mantendo equilíbrio no setorerdquo;, afirmou.

Mercado global

A liderança do Brasil no setor de biocombustíveis também se fortalece diante da crescente demanda pelo SAF (Sustainable Aviation Fuel), o combustível sustentável de aviação. eldquo;Se toda a demanda projetada de SAF fosse suprida com etanol, seriam necessários quase 1 trilhão de litros. Mesmo com estimativas mais conservadoras de 200 a 300 bilhões de litros, a produção mundial precisaria triplicar. O Brasil é o país mais bem posicionado para liderar essa transiçãoerdquo;, afirmou Gussi.

A Unica também prevê ganhos futuros de eficiência e produtividade tanto no etanol de cana quanto no de milho, garantindo uma matriz energética mais sustentável e competitiva para os consumidores.

(Estadão Conteúdo)

Fonte/Veículo: Canal Rural

Leia também:

article

Sada investe R$ 1,1 bi em usinas flex de etanol de milho e cana em GO e MG

O grupo mineiro Sada, especializado em logística e transporte de veículos, e [...]

article

Distribuidores veem risco na venda fracionada de gás

O programa Gás do Povo, com expectativa de alcançar 15,5 milhões de famíl [...]

article

Volume de serviços cresce 0,3% em julho

O volume de serviços prestados no País cresceu 0,3% em julho ante junho, [...]

Como posso te ajudar?