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Os veículos pesados vão conseguir transitar no estado do Rio de Janeiro sem necessidade de diesel e movidos a gás natural veicular (GNV), disse a country manager da Naturgy no Brasil, Katia Repsold, durante painel da gas week 2025, nesta terça-feira (8/4).

Repsold se refere à perspectiva de ampliação dos corredores sustentáveis no estado. Atualmente, o Brasil já tem corredores na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, e na rodovia Washington Luís, também em São Paulo.

Ao todo, sete postos oferecem a possibilidade de abastecer com GNV. Para abastecer veículos pesados com o gás, os estabelecimentos devem ter área de manobra e testeira com altura mínima de 6 metros, além de adaptar o sistema de abastecimento para alta vazão.

De acordo com a country manager, R$ 700 milhões estão sendo investidos na iniciativa. Ela argumenta que enquanto 70% do gás natural é produzido no Rio de Janeiro, o diesel precisa ser importado.

O GNV já representa 60% das vendas da empresa na região metropolitana do Rio de Janeiro. eldquo;Ou seja, hoje a indústria é menor do que o GNV. Então, é uma oportunidade. Nós vendemos 200 milhões de litros de diesel por dia e isso pode ser convertido em gás natural. É uma abertura para o mercado.erdquo;, disse Repsold.

A troca do diesel pela molécula reduz a emissão de CO2 em cerca de 20%, e de material particulado, em mais de 90%. eldquo;Essa é a solução para a transição energética. É a descarbonização dos veículos pesadoserdquo;, afirmou.

Fonte/Veículo: Eixos

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