Operação mira irregularidades em postos de combustíveis no RJ
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, em 25 de março de 2025, em Brasília, sua reunião mensal de Diretoria para discutir temas de grande relevância para o setor produtivo e para a sociedade brasileira. Entre os destaques da pauta, estiveram a visita do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a integração das federações empresariais, a evolução do Programa Atena e as perspectivas econômicas e tributárias do País.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, foi saudado pelos presentes pela sua posse na Academia Carioca de Letras, um reconhecimento por sua trajetória e contribuição para o setor empresarial e cultural do País. Ele também confirmou sua participação em reunião do Mercosul, em Buenos Aires, reforçando o compromisso da entidade com a integração econômica regional.
O ministro Ricardo Lewandowski falou sobre segurança pública, ressaltando a importância de uma maior integração entre as polícias federais, estaduais e municipais. Ele defendeu a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, inspirado no modelo do SUS, para estabelecer diretrizes gerais e coordenar a atuação das forças de segurança em todo o Brasil. A proposta inclui um Conselho Nacional de Segurança, com participação de entes federados e da sociedade civil, garantindo autonomia das polícias estaduais e municipais sem interferência federal indevida.
A PEC se baseia em quatro pilares: diretrizes nacionais para a segurança pública, ampliação do papel da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, garantia de recursos via Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e criação de corregedorias e ouvidorias autônomas para fortalecer a fiscalização e o combate à corrupção
Outro ponto de destaque do encontro foi apresentado pelo presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Junior, sobre a formalização da Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, composta pela Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Fecomércio-MT e Fiemt (Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso). O grupo pretende intensificar a colaboração entre os setores de comércio, indústria e agropecuária, promovendo iniciativas conjuntas para o crescimento econômico do Estado.
O Programa Atena 2025 também foi discutido, com ênfase nos avanços obtidos, em apresentação dos integrantes da equipe da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS) Mateus Dornelas e João Braga. Os tópicos ressaltaram o número de alunos na UniCNC, que cresceu significativamente, e uma nova ferramenta de análise foi implementada para aprimorar a integração e a avaliação de resultados, evidenciando o impacto positivo do programa.
Na esfera econômica, o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, comentou a carga tributária brasileira, que se mostra superior à de outros países da América Latina, além de um panorama dos principais índices econômicos.
O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, falou sobre a apresentação do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) do Sesc-Senac, que promove formação para educadores e atendimento gratuito a jovens com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e síndrome de Down, na ONU, durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Durante a reunião, o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, ressaltou a importância de ampliar o reconhecimento da Festa da Penha, a maior celebração religiosa do Espírito Santo e um impulsionador do turismo local. Já Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), convocou os Conselhos de Turismo das Fecomércios a promoverem o programa Vai Turismo em seus estados, ampliando sua divulgação e fortalecendo a captação de dados para a plataforma de inteligência.
Fonte/Veículo: Assessoria de Comunicação da CNC
O preço da gasolina subiu 1,83% em março e foi o maior impacto individual no Índice Nacional de P [...]
A Petrobras confirmou na noite desta quinta-feira, 27, que Mauricio Tolmasquim, diretor executivo [...]