Operação mira irregularidades em postos de combustíveis no RJ
Começa nesta 4ª feira (26.mar.2025), à meia-noite, uma eldquo;greve de advertênciaerdquo; com duração de 24 horas dos trabalhadores da categoria dos petroleiros da Petrobras. Segundo o Sindipetro Unificado (Sindicato dos Petroleiros Unificado), as reivindicações estão ligadas à remuneração, ao regime de teletrabalho e à dificuldade de diálogo com a gestão da presidente da estatal, Magda Chambriard.
A paralisação foi aprovada de forma conjunta no sábado (24.mar) pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) e pela FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), entidades da categoria petroleira, em assembleias.
De acordo com o comunicado divulgado pela FUP e pela FNP, a medida foi tomada em razão da dificuldade de dialogar com Magda Chambriard. eldquo;O movimento é um protesto contra a postura da atual gestão da empresa, que tem esvaziado os fóruns de negociação coletiva e desrespeitado o princípio negocialerdquo;, afirma o texto.
Presidente da Petrobras desde maio de 2024, Chambriard substituiu Jean Paul Prates, demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela foi diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de 2012 a 2016. Antes, trabalhou por 22 anos na própria Petrobras, como funcionária de carreira.
A principal reivindicação dos grevistas é o respeito às negociações e a garantia do pagamento da remuneração variável, que sofreu uma redução de 31%. A remuneração variável refere-se a um pagamento adicional ao salário base que varia de acordo com o desempenho do funcionário ou da empresa.
Além disso, os petroleiros exigem uma solução para o deficit dos planos de Previdência, que afeta a remuneração de aposentados e pensionistas, bem como a contratação de pessoal, drasticamente reduzida depois das denúncias da Lava Jato.
REGIME DE TELETRABALHO
Outro ponto importante para a mobilização foram as mudanças no regime de teletrabalho. O sindicato exige a suspensão do cronograma de retorno ao trabalho presencial negociado individualmente e a abertura de eldquo;negociações coletivas sobre as novas regras que contemplem os impactos sobre os trabalhadoreserdquo;. Para ler esta notícia, clique aqui.
Fonte/Veículo: Poder 360
O preço da gasolina subiu 1,83% em março e foi o maior impacto individual no Índice Nacional de P [...]
A Petrobras confirmou na noite desta quinta-feira, 27, que Mauricio Tolmasquim, diretor executivo [...]