Sindiposto | Notícias

Após sinais de recuperação em janeiro, o comércio brasileiro registrou queda de 0,9% em fevereiro, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração foi de 1%. O IVS, divulgado mensalmente pela Stone, acompanha o desempenho do setor varejista no país. O IBGE divulga a Pesquisa Mensal do Comércio sobre janeiro na sexta-feira, então os levantamentos gerados pelas financeiras acabam sendo um termômetro sobre o desempenho do setor.

O levantamento aponta que o comércio digital apresentou leve alta de 0,4% na comparação mensal, enquanto o varejo físico registrou retração de 1,6%. No comparativo anual, o comércio eletrônico avançou 10,8%, enquanto as lojas físicas tiveram queda de 3,7%.

Entre os segmentos analisados, apenas Material de Construção (0,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (0,2%) registraram crescimento em fevereiro. Já os setores de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-5,9%), Hipermercados e Supermercados (-2,6%), Combustíveis e Lubrificantes (-1,9%), Artigos Farmacêuticos (-1,5%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,7%) apresentaram retração. O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados manteve estabilidade.

Na comparação anual, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes liderou o crescimento, com alta de 4,1%, seguido por Material de Construção (2,5%). Os demais setores registraram queda, com destaque para Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-7,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%).

No recorte estadual, apenas quatro estados apresentaram crescimento no comparativo anual: Pernambuco (1,8%), Roraima (1,6%), Amazonas (1,1%) e Goiás (0,1%). O Espírito Santo manteve estabilidade.

Já entre os estados com maior retração, Mato Grosso do Sul liderou a queda (-8,4%),seguido por Santa Catarina (-6,6%) e Mato Grosso (-6,4%). As reduções também foram expressivas no Paraná (-5,7%), Rio Grande do Sul (-5,6%) e Rondônia (-5,9%).

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Especialistas criticam projeto de lei que libera venda de diesel sem biocombustível: 'Retrocesso'

A mistura do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel entrou no centro de uma discussão envolv [...]

article

Federação de petroleiros convoca greve de funcionários da Petrobras em defesa do home office

O conselho deliberativo da FUP (Federação Única dos Petroleiros) decidiu convocar trabalhadores d [...]

article

Setor de cana-de-açúcar está confiante com mistura de 30% de etanol na gasolina

Os testes realizados para viabilizar a implementação do aumento da mistura etanol anidro na gasol [...]

Como posso te ajudar?