Sindiposto | Notícias

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu manter a mistura de 14% de biodiesel (B14) no diesel comercializado no Brasil. A medida, que posterga o aumento para 15% (B15) previsto para março, visa conter a inflação e proteger os motores de veículos.

A decisão do governo atual ecoa políticas similares adotadas anteriormente, demonstrando uma preocupação contínua com o impacto do aumento do biodiesel nos preços dos combustíveis e na economia como um todo. O biodiesel, embora benéfico para o meio ambiente, é mais caro que o diesel convencional, o que poderia resultar em um aumento nos preços na bomba.

Impactos nos motores e na economia

Especialistas alertam que o aumento do percentual de biodiesel pode ter efeitos negativos nos motores de veículos diesel. Segundo Boris Feldman, analista automotivo, eldquo;quanto mais biodiesel, tanto pior para o motor, tanto melhor para os produtoreserdquo;. Ele ressalta a importância de desenvolver alternativas mais compatíveis, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), embora este seja mais caro de produzir.

A manutenção do B14 traz alívio temporário para proprietários de veículos com motores diesel, incluindo SUVs, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. No entanto, Feldman recomenda cuidados adicionais: eldquo;Ao abastecer, não encha o tanque se você não vai utilizá-lo imediatamenteerdquo;, e sugere o uso de aditivos específicos para estabilizar o diesel com biodiesel.

A decisão do governo reflete um equilíbrio delicado entre objetivos ambientais, econômicos e técnicos. Enquanto o biodiesel oferece vantagens ecológicas, seu impacto nos motores e na inflação não pode ser ignorado. A manutenção do B14 sinaliza uma abordagem cautelosa, priorizando a estabilidade econômica e a proteção dos consumidores no curto prazo.

Fonte/Veículo: CNN Brasil - Blog Boris Feldman

Leia também:

article

Pix supera transações em cartão, boleto e cheque no Brasil juntas

O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]

article

Diário Oficial publica adiamento da inclusão dos fatores de risco psicossociais na NR-1

O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (16), a prorrogação da entrada em vigor d [...]

article

Usinas do Brasil avaliam produzir mais etanol com queda nos preços do açúcar

Alguns processadores de cana-de-açúcar no Brasil estão acompanhando de perto a diferença de preço [...]

Como posso te ajudar?