Pix supera transações em cartão, boleto e cheque no Brasil juntas
O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) rebateu, na noite desta segunda-feira (17), uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o mandatário disse que eldquo;o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediárioerdquo; quando se trata dos preços dos combustíveis.
Em nota, José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro, afirmou que eldquo;é evidente a tentativa do governo federal em buscar culpados para o aumento dos preços dos combustíveiserdquo;.
Mais cedo, Lula disse que o povo brasileiro não teria eldquo;as informações necessárias para que ele possa fazer o juízo de valorerdquo; e compreender as causas por trás de aumentos de combustível.
eldquo;Quando sai um anúncio do diesel, da gasolina e do gás, a Petrobras leva a fama e, muitas vezes, não tem culpa nenhuma. O povo precisa saber quem xingar na hora que aumentaerdquo;, indagou o presidente, apontando para o ICMS endash; cobrado pelos estados endash; e as empresas como culpados pelos preços altos dos combustíveis.
O petista indicou que a Petrobras deveria tomar uma atitude e buscar alternativas para baratear os preços, como a venda direta do combustível ao consumidor.
O Sincopetro ressaltou que eldquo;os postos revendedores são o último elo da cadeia de combustíveis obrigados por lei a adquirir combustíveis do setor de distribuição, setor esse que é o cliente da Petrobras e responsável pelo repasse de toda e qualquer variação que ocorra de custos, impostos e margens aos preços de aquisição dos postos de combustíveiserdquo;.
eldquo;A referida declaração não surtiu efeito algum nos demais elos de composição dos preços dos combustíveis no Brasil, pois estes conhecem cada componente com clareza, e isso não está somente ligado à margem de lucro da revenda e sim à outros fatores de mercado como tributos (federais e estaduais), transportes, margens das distribuidoras, entre outros, incluindo o próprio vai-e-vem do governo em manipular os preçoserdquo;, pontuou Gouveia.
Com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Sincopetro argumentou que o setor tem inclusive buscado amenizar o impacto da alta dos preços dos combustíveis ao consumidor final.
Fonte/Veículo: CNN
O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]
O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (16), a prorrogação da entrada em vigor d [...]
Alguns processadores de cana-de-açúcar no Brasil estão acompanhando de perto a diferença de preço [...]