Comércio tem retração de 0,9% em fevereiro, aponta levantamento
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A UNICA, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, apresentou nesta terça-feira, 28, os principais destaques do setor em 2024, ano que ficou marcado como a maior oferta de etanol da história. O volume gerado atingiu 36,83 bilhões de litros, 4,4% acima do registrado em 2023. Do total fabricado em 2024, 7,7 bilhões de litros foram produzidos a partir do milho, o que representa um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior. Os indicadores consolidam o Brasil como o segundo maior produtor do mundo no ranking liderado pelos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a UNICA, em 2024, a paridade de preços do etanol hidratado em relação à gasolina C foi de 65,3%, a melhor competitividade registrada desde 2010.No último ano, o consumo de combustíveis no Brasil atingiu a marca de 59,3 bilhões de litros pela frota de veículos leves (ciclo Otto), com destaque para oi o aumento de 5,4 bilhões de litros no consumo de etanol hidratado no País.
eldquo;Diante dos desafios no combate à mudança do clima, o etanol se apresenta como uma das soluções tecnológicas para uma mobilidade sustentável. Podendo ser usado puro, ou seja, o etanol hidratado, ou misturado à gasolina endash; etanol anidro endash;, o seu uso contribui de forma signie#64257;cativa para a redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa e traz economia aos consumidores no abastecimentoerdquo;, comenta Evandro Gussi, presidente da UNICA.
O ano também foi um marco para o setor com a aprovação e respectiva sanção de leis que refletem o novo momento do setor bioenergético brasileiro, entre elas o Combustível do Futuro, o Mover, o Paten, a reforma tributária e o aperfeiçoamento do RenovaBio. eldquo;São passos muito importantes do Congresso e do Governo Federal rumo à mobilidade sustentável e à economia de baixo carbonoerdquo;, destaca Evandro Gussi.
Campanha Vai de Etanol
Com o mote eldquo;É bom para todo mundo e pro mundo todo tambémerdquo;, a segunda fase da campanha #Vai de Etanol foca na estratégia de educação e fomento ao consumo consciente do biocombustível. Estrelada pelo jornalista e apresentador Tadeu Schmidt, ela está desenvolvida a partir de quatro pilares: Sustentabilidade, Biocombustíveis, Brasil e Motor. Já os slogans são: eldquo;Vai pelo planetaerdquo;, eldquo;Vai pelo Brasilerdquo;, eldquo;Vai pelo meio ambienteerdquo; e eldquo;Vai pelo seu motorerdquo;.
Para engajar o público, Schmidt entrevista especialistas de diferentes áreas para explicar os benefícios do etanol para o carro, bolso, meio ambiente e indústria brasileira. A campanha terá presença em diversas mídias, sempre com tom educativo e convidativo a uma reflexão mais profunda sobre o tema.
eldquo;Queremos mostrar ao consumidor que, enquanto outros países começam a seguir o nosso exemplo, o Brasil possui uma solução pronta e economicamente viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nosso país tem um grande ativo sustentável, que fortalece sua indústria e movimenta seu mercado interno. E é nosso objetivo levar essa conscientização ao consumidorerdquo;, comenta Gussi.
Os benefícios ambientais do etanol se traduzem em números: desde que a tecnologia flex foi lançada no Brasil, permitindo que os carros circulassem com etanol ou gasolina ou ambos, em qualquer proporção, mais de 710 milhões de toneladas de CO2eq deixaram de ser lançadas na atmosfera, impactando positivamente na saúde de milhões de pessoas e no meio ambiente. Para atingir a mesma economia de CO2eq, seria preciso plantar cinco bilhões de árvores nativas e mantê-las em pé por 20 anos. Além disso, os brasileiros economizaram cerca de R$ 130 bilhões pelo uso de etanol desde 2003.
(UNICA)
Fonte/Veículo: Notícias Agrícolas
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