Sindiposto | Notícias

As quedas nos custos com Transportes, apoiada no recuo do preço da gasolina, ajudaram a desacelerar a inflação ao consumidor medida pelo Índice Geral de Preços emdash; 10 (IGP-10) em julho, informou nesta quinta-feira (17/7), a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) arrefeceu a alta a 0,13%, depois de 0,28%.

eldquo;Nos preços ao consumidor, o grupo de transportes exerceu influência decisiva na desaceleração do índice. O principal fator foi a queda no preço da gasolina, resultado do novo reajuste implementado pela Petrobras para as distribuidoras, impacto que se propagou diretamente aos preços praticados no varejoerdquo;, disse Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em relação ao mês anterior, seis das oito classes de despesa registraram taxas de variação mais baixas: Habitação (0,86% para 0,49%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,44% para 0,04%), Alimentação (0,11% para -0,12%), Vestuário (0,51% para -0,15%), Comunicação (-0,05% para -0,26%) e Transportes (-0,08% para -0,12%).

(Estadão Conteúdo)

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Trump e Lula saem de sua primeira reunião otimistas sobre acordo no comércio

Após meses de afastamento econômico e político entre Brasil e EUA, os pre [...]

article

ICL diz que liberação de refinaria da Refit acende alerta para riscos

O Instituto Combustível Legal (ICL) disse estar preocupado com a decisão da Agência Nacional do P [...]

article

Risco de faltar diesel no Brasil é baixo, dizem especialistas

As sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a duas petroleiras russas t [...]

Como posso te ajudar?