Sindiposto | Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (16) o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. Entre os pontos mais importantes está a definição dos bens e serviços que terão tratamento diferenciado.

Os novos tributos seguem o sistema conhecido como IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Ele é utilizado em mais de 170 países (na maior parte da Europa e da América Latina).

O Congresso definiu a trava de 26,5% para o IVA, mas Bernard Appy, chefe da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, afirmou que a alíquota deve ser superior aos 28% "temporariamente", por causa de diferenças no texto final aprovado pela Câmara em relação ao do Senado.

Appy afirmou que a trava de 26,5% deve levar o governo a cortar benefícios fiscais, por meio de projeto de lei em 2031, visando levar a alíquota para esse teto. "Não estamos dizendo que a alíquota [final] será esta [de 28%]", destacou.

A reforma altera os principais tributos sobre o consumo. Veja em 15 tópicos as principais mudanças. Para ler a notícia completa,clique aqui.

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

Senado pode votar nesta semana PL que flexibiliza licenciamento ambiental

Duas comissões do Senado devem votar na próxima quarta-feira (21/5) o projeto de lei 2.159/2021, [...]

article

Governo adia norma que trata da saúde mental no trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) adiou para 25 de maio de 2026 a atualização da Norma Reg [...]

article

Número de produtores de gás natural no País subiu de 58 para 73 de 2021 a 2024

Entre 2021 e 2024, o número de produtores de gás natural no País [...]

Como posso te ajudar?