Sindiposto | Notícias

As vendas de veículos novos no País tiveram crescimento de 14,2% no ano passado, chegando a 2,63 milhões de unidades, segundo balanço divulgado ontem pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.

Como consequência da expansão do crédito, da renda e do emprego, o resultado superou as previsões iniciais tanto da entidade, que começou 2024 com expectativa de crescimento de 12%, quanto das montadoras, representadas pela Anfavea, cuja primeira projeção, de alta de 6,1%, foi ainda mais modesta. As entregas às locadoras, que compraram um a cada quatro carros vendidos no ano passado, também sustentaram o desempenho positivo.

Embora tenha voltado a experimentar níveis mensais de expansão equivalentes aos obtidos antes da pandemia durante o segundo semestre do ano passado, o mercado terminou 2024 com vendas 5,5% abaixo do volume de 2019.

Para 2025, as projeções anunciadas pela Fenabrave estimam um crescimento de 5% do mercado, para 2,77 milhões de unidades.

No mês passado, a Anfavea divulgou previsão um pouco mais otimista, de mais de 2,8 milhões de veículos em 2025, o que, se confirmado, será o maior número em 11 anos. Os prognósticos consideram a tendência de desaceleração do crescimento em razão do aumento dos juros.

Somente em dezembro, as vendas subiram 3,6% no comparativo com o mesmo mês de 2023, somando 257,4 mil unidades, entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. Foi o melhor dezembro nos últimos cinco anos. Frente a novembro, a alta foi de 1,6%.

MOTOS. As vendas de motos tiveram crescimento de 18,6% no ano passado, refletindo a expansão do crédito, do emprego e da renda, além da demanda vinda do crescimento dos serviços de entrega (delivery). A busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível também continuam impulsionando o segmento.

Para 2025, as projeções da Fenabrave estimam um crescimento de 5% do mercado de veículos

No total, 1,88 milhão de motos foram vendidas em 2024, segundo balanço da Fenabrave. Em dezembro, as vendas, de 151,9 mil motos, subiram 14,4% ante o mesmo mês de 2023.

Na comparação com novembro, a alta foi de 3,3%. O resultado de 2024 superou a previsão inicial da Fenabrave, que iniciou o ano passado projetando um crescimento de 16% nas entregas de motocicletas. ebull;

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Especialistas criticam projeto de lei que libera venda de diesel sem biocombustível: 'Retrocesso'

A mistura do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel entrou no centro de uma discussão envolv [...]

article

Federação de petroleiros convoca greve de funcionários da Petrobras em defesa do home office

O conselho deliberativo da FUP (Federação Única dos Petroleiros) decidiu convocar trabalhadores d [...]

article

Setor de cana-de-açúcar está confiante com mistura de 30% de etanol na gasolina

Os testes realizados para viabilizar a implementação do aumento da mistura etanol anidro na gasol [...]

Como posso te ajudar?