Sindiposto | Notícias

A venda de carros elétricos no Brasil não para de crescer e soma mais de 57 mil unidades de janeiro a novembro. Isso representa quase 37% de participação entre os eletrificados, incluindo os híbridos. No mundo todo, a maioria dos compradores está feliz com a escolha.

Estudo da Global EV Alliance, que reúne associações de donos de veículos elétricos, aponta que 92% dos entrevistados voltariam a comprar carros do tipo. Além disso, 4% optariam por híbridos plug-in.

A pesquisa ouviu mais de 23 mil donos de elétricos em 18 países. Na América do Sul, o Brasil é o único representante.

Um dos principais motivos para a escolha é o menor custo operacional. Outros aspectos

muito citados são questões climáticas e o baixo nível de ruído. Interesse em novas tecnologias, boa dirigibilidade e menor custo de manutenção também receberam destaque na lista de razões para a compra.

INFRAESTRUTURA. Porém, a falta de infraestrutura de recarga preocupa os donos de elétricos sobretudo no País. Os brasileiros ficaram na primeira posição da pesquisa em itens como eldquo;preciso de mais planejamento para fazer uma viagem longa com meu EV do que com um carro a combustãoerdquo; e eldquo;sempre me preocupo em como vou carregar meu veículo em viagenserdquo;, por exemplo.

Quanto ao eldquo;range anxietyerdquo;, ou medo de ficar sem carga na bateria, os brasileiros aparecem na segunda posição. Na primeira estão os indianos.

Seja como for, dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que a rede de recarga está em expansão. Atualmente, há mais de 10 mil eletropostos no País.

Segundo a VoltBras, da área de operação e gestão de carregadores, o faturamento anual do setor de eletromobilidade é de R$ 594,3 bilhões. Desse total, o segmento de infraestrutura representa R$ 445,9 bilhões.

Apesar dos avanços, há várias incertezas à frente. É o caso do valor de revenda dos elétricos, que só deve se consolidar nos próximos anos.

EMPLACAMENTOS. A BYD domina as vendas de carros elétricos no País, com quatro modelos entre os cinco mais emplacados de janeiro a novembro.

Domínio chinês

Os cinco elétricos mais emplacados do País são chineses e o sexto, Volvo EX30, é feito na China

O líder é o Dolphin Mini, com 20,1 mil unidades, seguido pelo Dolphin (14,7 mil). Em quarto lugar vem o Seal (3,34 mil) e em quinto, o Yuan (2,67 mil). O GWM Ora (5,85 mil) está na terceira posição e o Volvo EX30, na sexta (2,39 mil). ebull;

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Petróleo fecha em alta diante de temores com tarifas de Trump e reunião da Opep+

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 30, enquanto os investidore [...]

article

Combustíveis ficarão mais caros a partir deste sábado com aumento do ICMS; entenda

Prepare o bolso: os combustíveis vão ficar mais caros a partir deste sábado (1º).

O mot [...]

article

Acelen reduz preços de gasolina e diesel em meio à pressão do mercado sobre a Petrobras

A Acelen, que comanda a refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou hoje que vai reduzir os preços [...]

Como posso te ajudar?