Sindiposto | Notícias

O preço médio da gasolina e do etanol apresentou aumentos significativos nos primeiros dias de fevereiro, segundo dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL).

A gasolina chegou a R$ 6,47 por litro, com alta de 2,59% ante janeiro e 9,83%, na comparação anual. Já o litro do etanol atingiu média de R$ 4,49, registrando aumento de 5,12% mensal e 22,23% no ano.

Culpa do ICMS

Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, explica que o reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em vigor desde 1º de fevereiro, é um dos fatores-chave para a alta.

eldquo;Os preços já subiam desde dezembro, influenciados pela valorização do petróleo no mercado internacional e variações cambiais, que pressionam custos de produção e importaçãoerdquo;, afirma Pina.

Como o IPTL calcula a média de preços?

O índice analisa transações em 21 mil postos credenciados pela Edenred Ticket Log, com base em mais de 1 milhão de veículos monitorados. A plataforma processa cerca de oito transações por segundo, garantindo precisão nos dados.

Fonte/Veículo: O Tempo

Leia também:

article

Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro, aponta IPTL

O preço médio dos combustíveis nos postos brasileiros registrou alta na primeira quinzena de feve [...]

article

Gasolina e etanol sobem nos postos do Brasil na 1ª quinzena de fevereiro, diz Ticket Log

O preço médio da gasolina teve leve alta e o do etanol avançou mais de 2% nos postos de combustív [...]

article

Setor de combustíveis aposta em monofasia e devedor contumaz contra fraudes

Deflagrada em setembro, a Operação Carbono Oculto desarticulou um esquema de fraudes no setor de [...]

Como posso te ajudar?