Sindiposto | Notícias

Especialistas do setor de combustíveis e bicombustíveis concordam que o Brasil deveria adotar o sistema monofásico na tributação do etanol, assim como já ocorre com a gasolina e o diesel. O regime consiste em uma alíquota fixa e única em todo país (em R$ por litro), cobrada em um única etapa, na origem (produção ou importação).

O sistema elimina uma cobrança diferente em cada Estado e entre os benefícios listados por especialistas que participaram do seminário eldquo;Reforma tributária e competitividade no setor de óleo e gáserdquo; organizado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), estão a simplificação do sistema tributário e o bloqueio à sonegação.

eldquo;A monofasia veio para que não houvesse o recolhimento em cada etapa, mas em uma única etapa. Então é um forma de evitar sonegaçãoerdquo;, disse o advogado e mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP (Universidade de São Paulo) Hugo Funaro.

O regime monofásico é aplicado na gasolina e no diesel desde maio de 2023, mas o etanol ficou de fora. A adoção do mecanismo para o biocombustível está no projeto de regulamentação da reforma tributária.

Clique aqui para continuar a leitura.

Fonte/Veículo: Poder 360

Leia também:

article

Governo do RJ estimula gás natural em usinas termoelétricas e regulamenta uso do biometano no Estado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), assinou dois decretos voltados ao setor de e [...]

article

Conta de luz pode ficar mais barata em julho em razão das chuvas no Sul, dizem especialistas

Em junho, está vigente a bandeira vermelha patamar 1, com custo de R$ 4,46 na conta de luz a cada [...]

article

Mistura de etanol pode gerar excedente de 700 milhões de litros para exportação

O aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina pode contribuir para a elevação da soberan [...]

Como posso te ajudar?