Sindiposto | Notícias

A ANP publicou hoje (07/11) o Painel Dinâmico de Produtos Sensíveis, ferramenta interativa que tem como objetivo permitir o acompanhamento das operações realizadas no país de produtos considerados sensíveis ao abastecimento nacional.

O painel, inicialmente, apresenta apenas dados de metanol, produto fundamental a diversas atividades econômicas (como produção de biodiesel, formol e mdf) e que, nos termos da Resolução ANP nº 937/2023, é considerado um solvente. Aos poucos, serão incorporados na ferramenta outros solventes e produtos enquadrados como naftas.

No painel, é possível consultar informações sobre vendas, importações e compras de metanol, discriminando os dados por data, adquirente e volumes. Há ainda um glossário que explica os termos utilizados nas tabelas, gráficos e filtros.

A nova ferramenta se junta ao Painel de Monitoramento de Metanol na Produção de Biodiesel endash; que permite conhecer a demanda por metanol especificamente no setor de produção de biocombustíveis endash; para ampliar o conhecimento do mercado sobre as operações realizadas.

O objetivo é ampliar a transparência e permitir que o mercado acompanhe a movimentação do metanol, possibilitando identificar possíveis indícios de desvio do produto para fins irregulares (como, por exemplo, para a adulteração de combustíveis).

O painel será atualizado mensalmente e traz dados informados por meio do Sistema de Informação de Movimentação de Produtos (SIMP), pelo qual os agentes regulados enviam dados obrigatórios à ANP.

Fonte/Veículo: Assessoria de Imprensa da ANP

Leia também:

article

Golpes em combustíveis caem com novas bombas antifraude

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) intensifica as parcerias e os inv [...]

article

Etanol x gasolina: álcool dá prejuízo na maior parte do Brasil

Abastacer carros flex com etanol está economicamente mais vantajoso apenas em nove estados e no D [...]

article

Trump volta a ameaçar Brics e diz que grupo 'não vai durar'

O presidente dos Estados Unidos voltou a criticar ontem o Brics, grupo fu [...]

Como posso te ajudar?