Sindiposto | Notícias

A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 3,3%, ou 5,0 bilhões de litros, para 2024, e de 1,7%, ou 2,7 bilhões de litros, para 2025, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 3% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 5,9 bilhões de litros.

O crescimento da economia, resultados positivos da indústria, recorde de pessoas trabalhando, políticas de transferência de renda e programas governamentais, com destaque para o Novo PAC, deverão contribuir para o crescimento do consumo ao longo de 2024 e 2025.

O consumo dos combustíveis do ciclo Otto continua em patamares elevados, com a participação do etanol (anidro e hidratado) no patamar de 45% desde o início do ano. A demanda de etanol hidratado vem crescendo devido a uma maior disponibilidade no mercado (produção + estoques), o que leva a uma relação de preços mais favorável quando comparado com a gasolina C.

No setor de aviação, desde abril de 2024, o consumo de QAV tem se mantido acima dos níveis registrados no pré-pandemia, em 2019.

O consumo de GLP continua apresentando crescimento, incentivado, em parte, pela redução dos preços em comparação com o ano anterior.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de outubro de 2024.

Fonte/Veículo: Assessoria de Comunicação da EPE

Leia também:

article

Vibra vai testar venda de diesel marítimo com até 30% de biodiesel em São Paulo

A Vibra vai comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel para a Svitzer, no período ent [...]

article

Aceleração da produção de petróleo depende de países da OPEP

O presidente americano Donald Trump vem prometendo combater a inflação no país por meio da reduçã [...]

article

Petróleo fecha em queda em sessão volátil após EUA anunciarem tarifas para o sábado

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira, 31, após sessão volátil, co [...]

Como posso te ajudar?